sábado, 24 de janeiro de 2009

Exposição Temporária sobre o Abastecimento de Água na Cidade

A Câmara Municipal de Évora tem patente no Arquivo Municipal, instalado no edifício dos Paços do Concelho, com entrada pela Rua D. Isabel, uma exposição sobre o “Abastecimento de Água na Cidade de Évora”, que está integrada no Projecto de Interpretação do Património Hidráulico de Évora.



Esta exposição tem como objectivo divulgar a história do fornecimento de água na cidade ao longo dos tempos, evidenciando algumas estruturas e equipamentos que marcaram a génese e a evolução do processo de abastecimento de água.



As instalações do Arquivo Municipal foram recentemente remodeladas, com vista à criação de três novos espaços: uma sala de recepção ao público, uma sala para leitura e acções de animação e também uma sala para exposições destinada à apresentação de trabalhos de divulgação do acervo do Arquivo.



A exposição “O abastecimento de água na cidade de Évora” é a primeira a revitalizar o espaço do Arquivo Municipal, foi inaugurada no passado dia 14 de Novembro, e vai estar patente ao público durante os primeiros meses deste ano, de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30.



A visita a esta exposição pode ser complementada com uma visita à Unidade Museológica CEA [antiga Central Elevatória de Água(s)], localizada na Rua do Menino Jesus, que surgiu com o propósito de se interpretar e valorizar o património hidráulico da cidade de Évora. A sua criação contribui para o entendimento da evolução económica e social da cidade, ajudando a compreender os vários espaços do complexo que constitui a CEA e que permitiam, em conjunto, o armazenamento e a distribuição de água. Testemunho relevante da arqueologia industrial existente na cidade, o edifício da CEA, que alberga a estação elevatória, tem a particularidade de possuir elementos arquitectónicos e decorativos de Estilo Internacional e Arte Déco, correntes artísticas de influência europeia, que surgiram no país durante a década de 30.



O Arquivo Municipal e a Unidade Museológica CEA, em colaboração com o Núcleo de Documentação, integrado na Divisão dos Assuntos Culturais da Câmara de Évora, irão brevemente apresentar um programa de animação e divulgação para este ano, que englobará a realização de conferências, visitas guiadas, percursos pedestres e colóquios, entre outras iniciativas

Sem comentários: