quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Brincas de Carnaval de Canaviais

As Brincas de Carnaval dos Canaviais vieram mais uma vez mostrar a sua arte à população, tendo o espectáculo decorrido durante a manhã de segunda-feira (23) na Praça de Sertório.

O Presidente José Ernesto Oliveira e os Vereadores Filomena Araújo e Manuel Melgão assistiram com visível interesse às Brincas de Carnaval que desta vez se centraram nas tradições alentejanas.

A encenação recordou tempos passados em que a agricultura e a pastorícia eram a ocupação de muitos e a vida dos donos da terra e os seus servidores girava á volta disso. Nesta história, o patrão recusa aumentar o salário ao jovem guardador de gado que se revolta e decide abandonar o trabalho, mas sem antes levar consigo a filha do patrão por quem se apaixonara.

Tomando conhecimento da fuga, o patrão fica furioso e suicida-se, o que abre caminho aos jovens para voltarem para casa, assumindo o futuro genro a liderança e adoptando uma forma de tratamento mais justa e humana perante os empregados.

Os palhaços também fizeram o seu número cómico, fazendo rir os populares que assistiram à representação, marcada pela música e pelo teatro popular, onde o bom humor e a alegria estão sempre presentes, aliados à preservação de uma tradição secular exclusivamente eborense.

-

Sem comentários: