terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Câmara de Évora promove Educação para a Sustentabilidade nas escolas

Autarquia entregou aos alunos da Escola Básica do 1º Ciclo da Horta das Figueiras um kit de jardinagem, no âmbito do Projecto de Educação para a Sustentabilidade.

A Vereadora Filomena Araújo entregou hoje (dia 16) aos alunos da Escola Básica do 1º Ciclo da Horta das Figueiras um kit de jardinagem, no âmbito do Projecto de Educação para a Sustentabilidade que a autarquia desenvolve desde o corrente ano lectivo e que visa, entre outras acções, a beneficiação e valorização dos espaços exteriores das escolas.

Esta valorização centra-se tanto no embelezamento dos espaços como no facultar de conhecimentos e informações às crianças sobre comportamentos e atitudes adequados em relação ao ambiente formando cidadãos ambientalmente conscientes.

Neste momento, já existem sete escolas do ensino básico associadas ao projecto, são elas S. Mamede; Malagueira; Horta das Figueiras; Rossio; Conde Vilalva; Cruz da Picada e Chafariz d´ El Rei.

A EB1 da Horta das Figueiras tem já um jardim aromático e uma horta, sendo que promovem também a compostagem de resíduos orgânicos para posterior utilização como adubo das terras. Está também previsto o estudo das árvores existentes no pátio, com o apoio técnico da Câmara Municipal a estas actividades, bem como os meios logísticos necessários, onde se enquadra a entrega do kit de jardinagem, entrega hoje feita num ambiente de muita descontracção e alegria, com os alunos a testarem o equipamento de imediato numa parte da horta ainda por cultivar, dado que a outra parte já está semeada com nabiça, favas, ervilhas e alhos.

As crianças colaboraram directamente na feitura deste espaço, quer criando uma bonita cerca de madeira para o delimitar, quer semeando a terra e regando-a com esmero. É visível o seu entusiasmo em relação ao projecto, cuja existência consideram importante e que, comentam, deveria existir em todas as escolas.

“Vale a pena apostar na educação ambiental das crianças e a Câmara está muito desperta para isso, quer pela importância que tem no arranjo da área envolvente destas, quer pela sua vertente de ensino, promovendo nestes alunos uma cidadania mais consciente, alunos mais apreciadores e preservadores do ambiente”, considerou a Vereadora Filomena Araújo no decurso desta iniciativa que terá em breve continuação noutros estabelecimentos de ensino.

Sem comentários: