sexta-feira, 3 de abril de 2009

Orfeão Universitário do Porto actua na Arena d’Évora

O Orfeão Universitário do Porto encontra-se a realizar uma digressão neste período da Páscoa, e uma das paragens para as suas actuações será na Arena d’Évora, no próximo Sábado, 4 de Abril, pelas 21:30, num concerto de entrada livre, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Évora.

O Orfeão Universitário do Porto foi fundado em 6 de Março de 1912, cerca de um ano após a criação da Universidade do Porto, por um grupo de Estudantes entusiastas, conscientes da necessidade de completar a acção formativa que deve ter uma Universidade.

O Orfeão apresentou, em 1937, o primeiro coral universitário com naipes femininos no seu elenco. Nos anos 40 passa a contar com outros momentos no espectáculo, dedicados a diversos entreactos, como o fado, tangos e rábulas humorísticas. Curiosamente, pela primeira vez, as raparigas universitárias envergaram o actual traje académico, que foi posteriormente adoptado noutras universidades. Entretanto surge também o Grupo de Bailados Regionais, dedicando-se a partir dessa data um maior interesse à divulgação do folclore nacional.

Regularmente, o orfeão efectua recolhas etnográficas em diversas regiões do nosso país com o intuito de melhorar e aprofundar o repertório e a qualidade de cada grupo. A sua acção cultural tem sido reconhecida pelas autoridades, que distinguiram a instituição com a Medalha de Ouro de Mérito Artístico da Cidade do Porto e com o grau de Comendador da Ordem de Instrução Pública, Comendador da Ordem da Benemerência e Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Actualmente o Orfeão é constituído por cerca de 200 estudantes das várias faculdades da Universidade do Porto, que trabalham activamente nos 14 grupos que o constituem e se aglomeram sob três grandes vertentes: a Coral (Coro Clássico, Coro Popular Madrigalistas, Fado de Lisboa e Orquestra Ligeira), a Etnográfica (Cantares de Maçadeiras, Cantares Alentejanos, Danças de Douro Litoral, Danças de Minho, Danças dos Açores, Danças da Madeira e Danças de Pauliteiros de Miranda) e a Académica (Fado Académico, Jograis, Tuna Feminina, Tuna Universitária).

O Orfeão Universitário do Porto tem sido um veículo privilegiado da música coral e da cultura portuguesa, tanto no nosso país como no estrangeiro. Esta instituição tem levado a cultura portuguesa a inúmeros países, como: Estados Unidos da América, Brasil, Venezuela, Angola, Moçambique, Cabo Verde, África do Sul, França, Itália, Grécia, Inglaterra, Alemanha, Polónia, Suíça, Holanda, China, Hong-Kong, Índia, Macau, Malásia e Tailândia, entre outros.

Sem comentários: