sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tocar de Ouvido - 18/19 e 20 Junho

No dia 30 de Maio, no Espaço Celeiros, é apresentado o Tocar de Ouvido - Festival Internacional de Música de Évora. A partir das 22:00h, apresenta-se o festival e os seus objectivos: trazer a Portugal e à cidade de Évora, durante a Feira de São João,  grandes nomes das músicas do mundo em concertos nocturnos e realizar oficinas de aprendizagem de instrumentos, durante o dia.
Na apresentação poder-se-ão ver vídeos e conhecer melhor os grupos convidados:Dazkarieh, Sara Tavares, A Barca, Rabih Abou-Khalil, Leilía e Kepa Junkera.

Para além disso, poderemos conhecer um pouco dos instrumentos que vão ser ensinados por alguns destes músicos, bem como pelos mais representativos músicos de tradição oral:Concertina do país Basco (Kepa Junkera e Artur Fernandes), Gaita-de-foles de Portugal (Joaquim Roque), Pandeiro do Brasil (Ari Colares; A Barca) e pandeireta da Galiza (Leilía),percussão corporal (Marcelo Pretto; A Barca) ou  Rabeca (Thomas Rohrer; A Barca).

Logo a seguir, actua a Roda de Choro de Lisboa - uma singular formação de músicos brasileiros e portugueses, que junta as influências de 500 anos de mistura de tradições musicais de europeus, africanos e americanos - no fundo, o que somos hoje no Tocar de Ouvido.

Sem comentários: