segunda-feira, 15 de junho de 2009

Évora acolhe primeiros novos povoadores



A Câmara Municipal de Évora declarou publicamente esta sexta-feira a sua vontade em receber no concelho famílias que no âmbito do projecto Novos Povoadores manifestaram desejo em abandonar os grandes centros urbanos e rumar a uma cidade onde impera a qualidade.

A autarquia e a empresa detentora do projecto Novos Povoadores deram a conhecer em conferência de imprensa o protocolo que vai ser levado à próxima Reunião Pública e que define as condições e a estratégia de acolhimento das famílias. "Dentro de um mês deverão estar reunidas as condições para se começar a implementar o programa", disse o autarca de Évora.

José Ernesto D’Oliveira salientou que a prioridade para Évora, ao aderir a este projecto, é revitalizar o centro histórico da cidade. “A Câmara através da sua Sociedade de Reabilitação Urbana identificou uma série de fogos, cuja propriedade é privada, e transmitiu essa informação à empresa. Depois as famílias contactam os proprietários e decidem se as condições correspondem às expectativas. Com isto não quero dizer que a cidade não acolha famílias que prefiram ir viver para zonas rurais do concelho. Pelo contrário, estas também serão muito bem vindas", diz ainda o autarca.

Numa primeira fase, Évora deverá receber 10 novas famílias durante o Verão, das 67 inscritas no programa Novos Povoadores e que indicaram o concelho como a primeira opção para viver no futuro. “O facto de 67 famílias, com cidadãos com idades compreendidas entre o 27 e os 35 anos, manifestarem o desejo de vir morar para Évora é sinal de que a nossa cidade possui um patamar de qualidade elevado, fazendo com que todos nós tenhamos de nos empenhar ainda mais para manter este nível e esta capacidade de atracção”.

Para Frederico Lucas, um dos responsáveis pelo projecto, os “Novos Povoadores” destina-se a pessoas que preferem a “tranquilidade da província, que reconhecem o factor qualidade em valores como Tempo, Ambiente, etc…, pessoas, em suma, que privilegiam uma vida mais oxigenada!” 

“Os novos povoadores são os pioneiros que reconhecem as mais valias de uma vida mais tranquila sem prejuízo de uma postura profissional activa.
Simultaneamente, o público visado apresenta características que se enquadram no conceito de “elite”. Por elite, entenda-se pessoas com características capazes de induzir dinâmicas significativas a nível económico, artístico-cultural, e também intelectual na óptica do incremento de actividades relacionadas com I&D em contextos de disseminação de pólos de conhecimento”, disse ainda.

Sem comentários: