terça-feira, 11 de agosto de 2009

BREVE CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO

1foto1.gif (33613 bytes)

Área do Concelho – 1.309 Km2 (5% da área da Região)

Área Urbana – 1.643,5 ha

Área do Centro Histórico – 103 ha

O Concelho está dividido administrativamente em 19 Freguesias: 7 Freguesias Urbanas (das quais 3 no Centro Histórico) e 12 Freguesias Rurais.

POPULAÇÃO

A população residente no Concelho era, em 1991, de 53.754 habitantes (densidade41,1 habitantes/K2); na área urbana residiam 44.199 pessoas (incluindo a zona de transição), das quais 7.842 no Centro Histórico.

Évora tem visto crescer o seu peso demográfico em relação à região (4,5% em 1960 e 8,2 em 1991). Em relação ao país, o peso demográfico de Évora mantém-se estacionário, embora com uma tendência para um ligeiro reforço.

O Concelho tem vindo a ganhar população desde 1911, com uma ligeira quebra na década de 60. A cidade também tem crescido continuamente ao longo do século, sobretudo no exterior das muralhas, já que intra-muros (Centro Histórico) se verificou um decréscimo acentuado na última década.

De realçar a crescente urbanização do concelho: em 1960, as freguesias urbanas concentravam 68,25 da população; em 1991, esse valor era de 82,5%.

No Concelho de Évora a população tem vindo a envelhecer. Observa-se um aumento da representatividade dos grupos etários mais idosos e uma diminuição acentuada dos mais jovens. Este fenómeno deve-se a decréscimos simultâneos da natalidade e da mortalidade. Há indícios de que na década de 80 o fenómeno pode estar a sofrer alterações, devidas à capacidade de Évora atrair novos residentes (Universidade, Serviços Regionais da Administração, entre outros factores de atracção). A maioria dos novos residentes são oriundos de concelhos exteriores ao Distrito.

No conjunto da área urbana, a população é mais jovem que no resto do concelho.

A dimensão média da família na área urbana em 1991 (2,96), é ligeiramente inferior à média do país (3,13).

A população residente na cidade de Évora apresenta níveis de instrução favoráveis, quando comparada com o país; pelo contrário, as zonas rurais apresentam valores comparativamente desfavoráveis (aqui 1 em cada 4 residentes adultos era, em 1991, analfabeto).

1.gif (41061 bytes)População activa e desemprego

A taxa de actividade do concelho de Évora era em 1991 de 46,6% (44,6% para o país). A taxa de desemprego era de 6,7% (6,1% para o país), sendo a zona rural a mais responsável por estes valores.

Existe um elevado peso dos reformados nos "residentes sem actividade económica". Há um baixo peso relativo das mulheres "Domésticas" (na cidade, quase metade da média nacional, em 1991).

A população empregada tem, em 1991, uma estrutura relativamente envelhecida, quando comparada com a do país. Os quadros intermédios, os empregados na administração, comércio e serviços são maioritariamente ocupados por mulheres.

Évora constitui uma "bacia de emprego" da região. A cidade atrai população das áreas rurais do concelho e ainda de outros concelhos que para aqui se deslocam para trabalharem diariamente. Em 1991, 1 em cada 9 empregados residia for a do concelho de Évora.

A CIDADE

A cidade de Évora, com cerca de 50.000 habitantes, um importante Centro Histórico, delimitado pela Muralhas Medievais.

O núcleo mais antigo é rodeado pela muralhas romanas e contém alguns dos mais importantes monumentos da cidade e o seu ex-libris – o Templo Romano.

No Século XV começa a "idade de ouro" da cidade – a família real instalava-se em Évora por largos períodos e com ela a corte de nobres, cientistas, cronistas. Desta época datam os grandes palácios da cidade, as casas nobres, o Aqueduto e o sistema de abastecimento de água às fontes da cidade, inúmeros conventos a Universidade. Os estilos manuelino, renascença, e barroco estão largamente representados na cidade que então se construiu.

Todo este riquíssimo património histórico-monumental que se manteve preservado, aliado a uma forte identidade cultural, levaram à classificação da cidade como Património da Humanidade em 1986 pela UNESCO, por proposta da Câmara.

Mas hoje a cidade não vive somente das glórias do passado – constrói o futuro com serenidade e segurança, com base em planos e projectos feitos pelos arquitectos mais prestigiados do país (ninguém pode, por exemplo, ficar indiferente ao Bairro da Malagueirado, projectado pelo Arquitecto Siza Vieira) e no trabalho persistente dos eleitos e da população.

Évora foi pioneira no planeamento urbanístico e estratégico; tem programas de revitalização para o Centro Histórico, tem projectos de tratamento integrado de transportes e estacionamentos, tem o projecto de uma rede de espaços verdes que abrange toda a cidade, tem um plano estratégico para a cultura, tem projectos de grandes equipamentos que constituirão as bases do futuro. Tudo isto está a ser posto em prática à medida que os meios o permitem.

ACTIVIDADE ECONÓMICA

1foto4.gif (50127 bytes)Agricultura

Sendo hoje um sector com reduzida ocupação de mão.de-obra, a agricultura é ainda geradora de riqueza no concelho. As tradicionais culturas de sequeiro estão paulatinamente a dar lugar a culturas de regadio, à vitivinicultura e a outras actividades, nomeadamente as agro-ambientais – turismo rural, turismo cultural, turismo ambiental, turismo de caça.

A criação extensiva de gado continua a ser uma actividade importante. Ao nível silvícola, a cortiça é a principal fonte de riqueza.

Indústria

O peso da indústria do concelho em relação ao país era baixo e bastante estabilizado em 1991 (0,6% dos estabelecimentos, 0.5% do pessoal ao serviço e 0,3% do VBP). A indústria alimentar, antes detentora de uma posição favorável encontra-se em sério declínio. Em termos de pessoal ao serviço, o ramo das indústrias de máquinas eléctricas ocupa o primeiro lugar, logo seguido do fabrico de artigos de vestuário.

Comércio e serviços

Em termos de comércio a retalho, predominam os estabelecimentos de produtos alimentares e bebidas (Estatística do Cadastro Comercial, 1992). O papel da cidade de Évora como Polo Regional surge particularmente evidente no comércio de "materiais de construção e ferragens", "automóveis, bicicletas e acessórios", entre outros. Nos últimos anos, o comércio de produtos de vestuário e calçado conheceu um grande incremento e uma forte requalificação.

No comércio grossista, o acento vai também para os produtos alimentares – a recente inauguração de um Mercado Abastecedor veio responder a novas procuras deste sector.

1foto3.gif (52902 bytes)Turismo

O turismo é um sector em forte crescimento, sobretudo na década de 90 – viu, por exemplo, a sua capacidade hoteleira crescer de forma exponencial. Existe um relativo equilíbrio entre turistas nacionais e estrangeiros, o que demonstra uma não excessiva dependência de eventuais flutuações do mercado e dos grandes operadores turísticos.

O aumento de turistas e de estudantes universitários na cidade contribuiu também para o enorme "boom" de estabelecimentos ligados à restauração.

Administração Pública

A Administração Pública está muito bem representada na cidade, em termos de serviços e de emprego. A somar aos serviços de nível local e distrital, concentram-se na cidade, no todo ou em parte, a maioria das Direcções Regionais da Administração Central que prestam serviços ao Alentejo.

TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES

1foto5.gif (31955 bytes)Évora está ligada por Auto-Estrada a Lisboa e a Madrid. O Itinerário Principal 2 também atravessa o concelho, e embora ainda haja troços não renovados, tem, por esta via, uma boa acessibilidade ao Norte a ao Sul do País, pelo interior. A recente construção de um novo Terminal Rodoviário trouxe possibilidades acrescidas aos transportes públicos de passageiros, assim como a novas funções de âmbito supra-local.

A ligação ferroviária faz-se através de linha ainda não electrificada, sobretudo com Lisboa e o Algarve.

O Aeródromo Municipal, recentemente objecto de obras de vulto para ampliação da pista e construção de gare, dá possibilidades de manobra a aviões de médio porte.

As telecomunicações são em Évora das mais avançadas do País. O índice de cobertura telefónica de Évora era, em 1992, muito superior ao verificado para o resto do Continente.

Em termos dos "media", Évora constitui-se como um centro privilegiado do espaço informativo do Alentejo – jornais e rádios locais, delegações de serviços nacionais de jornais, rádios e televisões.

CULTURA, EDUCAÇÃO, SAÚDE

7.gif (35490 bytes)No concelho de Évora operam mais de uma centena de Associações e Agentes de Cultura, Desporto e Tempos Livres.

Música, teatro, convívio, dezenas de modalidades desportivas, são exemplos da diversificação da oferta no âmbito da cultura, desporto e lazer.

Évora tem uma boa cobertura de estabelecimentos de ensino básico. O secundário está também bem representado. A boa rede de Escolas Profissionais em Évora é a garantia da formação de quadros de nível intermédio. A Universidade, com cerca de 6500 alunos e uma grande diversidade de cursos nas áreas técnicas e humanísticas, representa um polo de desenvolvimento da cidade e a formação de importante faixa de recursos humanos.

Em termos de saúde, a oferta está muito centralizada em Évora, pela via da localização do hospital regional e da residência de técnicos especializados. Em termos de especialidades e de nº de profissionais, pode dizer-se que Évora está bem servida de serviços de saúde.

A tendência para um grande consumo dos serviços de saúde deve-se à elevada percentagem de pessoas idosas. A taxa de mortalidade infantil é mais baixa que a média do país.

ANEXOS:

Quadro 1 - Freguesias – Áreas e Eleitores

FREGUESIAS

Área (ha)

Eleitores (1997)

URBANAS
Santo Antão

27

2.281

S. Mamede

23

3.060

Sé e S. Pedro

63

3.073

Malagueira

1.930

9.167

Horta das Figueiras

4.400

5.102

Senhora da Saúde

1.930

8.991

Bacelo

1.460

4.824

RURAIS
Canaviais

6.787

1.945

Nª Srª da Boa Fé

3.450

367

Nª Srª da Graça do Divor

8.556

382

Nª Srª de Machede

18.500

1.001

Nª Srª da Tourega

19.420

918

Nª Srª de Guadalupe

6.685

458

S. Bento do Mato

6685

1.244

S. Manços

10.530

955

S. Miguel de Machede

8700

857

S. Vicente do Pigeiro

4994

454

Torre de Coelheiros

22600

787

S. Sebastião da Giesteira

4060

738

TOTAL

130.800

46.604

Quadro 2 - Evolução da População Residente

1911

1940

1960

1970

1981

1991

Cidade Intra-Muros

14074

18559

15696

12692

10783

7842

Área Urbana

14108

22174

28652

28186

34851

38094

Á. Urbana + Z. Transição

17907

26416

34145

34954

41102

44199

Concelho de Évora

30257

42765

50095

46900

51572

53754



Sem comentários: