sábado, 1 de agosto de 2009

CEA - Central Elevatória de Água(s) da Cidade de Évora (Parte 1)

O abastecimento de água à cidade de Évora é um tema de estudo com bastante relevância, devido à presença dos vários imóveis hidráulicos de grande valor patrimonial, que testemunham o abastecimento de água à população ao longo dos tempos.

Entre estes imóveis hidráulicos, destaca-se a CEA - Central Elevatória de Água(s), que construída durante a década de 30 do século XX, tinha por função distribuir água por toda a cidade, constituindo-se actualmente como um importante testemunho da história eborense e da sua herança patrimonial.

Até ao século XX, a água provinha de nascentes existentes na zona compreendida entre a Graça do Divor e Metrógos, sendo conduzida até às fontes, chafarizes e algumas casas da cidade pelo aqueduto, com cerca de 18,5 km de comprimento. A sua distribuição era muito deficitária dado o aqueduto se encontrar em mau estado de conservação, não conseguindo elevar a água à parte alta da cidade. A tubagem no subsolo da cidade era inclusivamente insuficiente e muito rudimentar, registando-se desperdício de água e consequentemente a sua falta na(s) época(s) de seca.

Com a precisão do aumento populacional a situação tendia agravar-se, pelo que o Engenheiro Viriato Castro Cabrita foi convidado em 1928 pela Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Évora, por intermédio do Governo Civil do Distrito, para efectuar o projecto de Abastecimento de águas à cidade de Évora; que tinha por objectivo a construção de uma rede de distribuição de água aos locais de consumo, perspectivando-se que pelo menos durante os próximos 20 anos a cidade teria o abastecimento de água resolvido.

A convite de Viriato Castro Cabrita, o Professor Ernest Fleury estudou o caudal das nascentes, concluindo que o problema da água podia ser resolvido com a reparação e melhoramento do aqueduto, bem como do sistema utilizado. O caudal médio diário passaria a ser de 1000 m3, em que 120 m3 eram destinados a cobrir as necessidades da indústria.
Iniciou-se o levantamento da planta da cidade, utilizando-se em Évora o processo de fotogrametria aérea pela primeira vez, para permitir a construção correcta do sistema de rede de água.

Sob a coordenação de Viriato Castro Cabrita reconstruíram-se as captações e os troços do aqueduto, que ainda hoje exercem a sua função, tendo sido necessário desviar o aqueduto do interior da aldeia da Graça do Divor; reconstruiu-se a Central Elevatória do Pomar do Espinheiro que continua até aos dias de hoje a elevar água das nascentes do Pomar do Espinheiro, que ficam numa cota inferior ao nível da soleira do aqueduto; e construiu-se a CEA - Central Elevatória de Água(s), situada no centro histórico de Évora, para elevar a água à parte alta da cidade, assegurando uma pressão conveniente nos andares superiores dos prédios e permitindo um combate eficaz contra os incêndios.
As construções em cimento armado foram da responsabilidade do Engenheiro Virgílio Preto.

O Engenheiro Ricardo Teixeira Duarte viria a substituir Viriato Castro Cabrita, concluindo os trabalhos em curso, ficando mesmo sob a sua directiva técnica algumas obras, das quais se destaca a execução da rede de distribuição ao domicílio, inaugurada a 4 de Junho de 1933.

Por indicação de Ricardo Teixeira Duarte, o Engenheiro Mansos Ribeiro ficou encarregue da direcção e fiscalização dos trabalhos, tendo melhorado a rede de esgotos existente na cidade, embora o trabalho ficasse incompleto nesta primeira fase.
A 1 de Julho de 1933 o fornecimento de água à cidade passou a ser da responsabilidade dos Serviços Municipalizados, serviços autónomos dentro da Administração Municipal, criados no ano anterior.


As condições topográficas da cidade não permitiam estabelecer a sua divisão em zonas de distribuição, fazendo com que toda a água tivesse que ser elevada.
A localização da CEA, escolhida por Viriato Castro Cabrita, teve em consideração uma importante vantagem: a de permitir uma elevação curta da água, diminuindo, assim, a capacidade de potência necessária. Como resultado, em 1929 a autarquia comprou um edifício existente na Horta do Palácio Amaral e o restante terreno foi cedido pelo Ministério do Interior.

O complexo é composto por uma câmara de manobras, localizada no início da Travessa do Serpe, quatro reservatórios de chegada e uma estação elevatória, situados na Rua do Menino Jesus, e um reservatório de serviço regulador de distribuição de água, localizado no topo da Travessa das Casas Pintadas (os imóveis estão localizados na planta do Itinerário Expositivo).
Como solução para um enquadramento urbanístico a zona dos reservatórios foi ajardinada.

A partir de 1933, com a entrada em serviço da CEA, na estação de elevação iniciou-se a execução de trabalhos de aferição e reparação de contadores de água. Em 1937 transferiu-se essa actividade para uma oficina, com a mesma linha arquitectónica, anexada ao lado esquerdo do edifício principal. A oficina de contadores da Central Eléctrica viria também a ocupar este espaço, com a sua transferência em 1943.

Sendo a CEA automática, necessitava de corrente eléctrica, que era fornecida pela central da empresa concessionária - a Companhia Eborense de Electricidade. Em 1942, com a municipalização da electricidade, a Central Eléctrica passou a pertencer aos Serviços Municipalizados. Com a modificação da corrente eléctrica em 1944, praticamente toda a cidade passou da ligação de corrente contínua para corrente alterna, fornecida pela União Eléctrica Portuguesa. Neste sentido, coube também à CEA passar por algumas adaptações. A maioria da aparelhagem foi adaptada facilmente, devido ao facto de estar inicialmente preparada para trabalhar com corrente alterna.

Em 1947 instalou-se um sistema de cloragem na CEA - único local que tinha condições para montar a aparelhagem - pela qual passava toda a água que abastecia a cidade, permitindo manter a qualidade da água.

Ao longo do tempo criaram-se soluções para aumentar o caudal de água, conseguido através da perfuração de novas captações e construção de poços. Em 1966 a cidade passou a receber igualmente água da Albufeira do Divor.
O aumento do consumo, a falta de capacidade dos reservatórios da CEA e um caudal elevado muito superior à sua capacidade mas insuficiente, tornaram-se premissas para tornar o sistema obsoleto.
Na década de 70 a construção de depósitos soterrados na encosta do Alto de São Bento levaram ao encerramento da CEA, passando a ser utilizada apenas em caso de necessidade.

Na década seguinte, com o alargamento da Rua do Menino Jesus, houve necessidade de destruir parte do muro que circundava a CEA, o qual foi recuado e reconstruído ao lado dos depósitos soterrados. Como o pavimento da rua foi elevado, o acesso às portas das câmaras de manobras ficou parcialmente obstruído.

Nos anos 90, a área que correspondia à oficina de contadores foi ampliada e neste novo espaço instalou-se um estabelecimento de restauração, que veio ocupar uma zona da área exterior do complexo.

Sem comentários: