segunda-feira, 3 de agosto de 2009

CEA - Central Elevatória de Água(s) da Cidade de Évora (Parte 2)



A unidade surgiu com o propósito de interpretar e valorizar a CEA, um testemunho único do património hidráulico do século XX da cidade de Évora, que deve ser preservado devido ao seu valor histórico, artístico e industrial. A sua criação contribui para o entendimento da evolução económica e social da cidade, ajudando a compreender os vários espaços do complexo que permitiam, em conjunto, o armazenamento e a distribuição de água.

De todo o complexo destaca-se a sua estação elevatória que alberga, ainda, a última maquinaria que aí funcionou, tendo o edifício a particularidade de apresentar elementos arquitectónicos de estilo internacional e decorado com elementos Arte Déco, dos quais estes últimos existem também no exterior do complexo, destacando-se o seu jardim. Tanto os elementos arquitectónicos como decorativos existentes na CEA pertencem a correntes artísticas de influência europeia, que surgiram no país durante a década de 30, no período entre as duas grandes guerras.

No entanto, apesar da preocupação estética presente na solução arquitectónica dada ao complexo, este sempre sofreu imensas críticas relativas ao seu aspecto por se tratar de uma vertente arquitectónica diferente da malha urbana antiga circundante, principalmente no caso do reservatório de serviço regulador de distribuição de água, visível no topo da cidade. Houve mesmo a ideia de primeiramente disfarçar todo o complexo, o que não se realizou. Após a desactivação da CEA, colocou-se a hipótese do seu derrube, principalmente do reservatório de s
erviço regulador de distribuição de água, o que felizmente não aconteceu.








Câmara de manobras
(Travessa do Serpe)
Com a construção da CEA a água continuou a ser conduzida pelo aqueduto, desde a sua origem até uma câmara de manobras. O objectivo da construção desta câmara foi estabelecer uma ligação entre o aqueduto e uma conduta de adução subterrânea, constituída por tubos de cimento armado, com cerca de 380 m de comprimento.
A água percorria o trajecto descendo a Travessa do Serpe, passando pela Rua d` Aviz, que subia a Rua da Corredoura e terminava o seu percurso nos reservatórios de chegada da CEA, na Rua do Menino Jesus.
O interior da câmara de manobras é composto por um poço de visita com grelha e tampa.
Pela década de 70, devido à necessidade de aumentar o caudal de água, implementou-se uma electrobomba (bomba centrífuga directamente accionada por motor eléctrico).




Reservatórios de Chegada
(Rua do Menino Jesus)

A reserva de água estava distribuída por quatro reservatórios, construídos em formigão de cimento armado, com forma circular e semi-enterrados. Cada reservatório tem capacidade para cerca de 500 m3 e, funcionam como compartimentos de um grande reservatório.
Previa-se que a reserva de água fosse suficiente para dois dias, pressupondo-se que, em princípio, qualquer avaria seria resolvida rapidamente.
Os reservatórios estão agrupados em dois, correspondendo a uma câmara de manobras por grupo, sendo cada uma composta por condutas de ferro fundido dotadas de torneiras de controlo à passagem da água proveniente da conduta de adução subterrânea, a qual tem origem na câmara localizada na Travessa do Serpe.
O nível da água nos reservatórios é controlado por um medidor/nível de capacidade em cada câmara de manobras.
As torneiras permitiam isolar cada um dos compartimentos, sem interromper o serviço nas situações de limpeza de um dos reservatórios ou de avaria de qualquer deles. Em caso de necessidade, permitiam que os reservatórios de chegada pudessem funcionar como reservatórios de distribuição para a parte mais baixa da cidade.

Sem comentários: