segunda-feira, 3 de agosto de 2009

“Mergulhos na História” nas Piscinas Municipais de Évora

A Câmara Municipal de Évora convida toda a população a visitar a exposição “Mergulhos na História” que ao longo de todo o Verão estará patente no Salão das Piscinas Municipais e cuja inauguração está agendada para o próximo dia 30, pelas 16 horas.

Esta mostra, organizada pelo Arquivo Municipal, apresenta uma retrospectiva da história deste importante equipamento de lazer da cidade, recheada de factos curiosos ao longo da passagem do tempo, desde a sua inauguração até aos dias actuais em que a requalificação está em marcha, tendo sido concluída agora a primeira de três fases de obras que pretendem adaptar as piscinas às mais adequadas exigências de conforto e segurança.

Neste âmbito, a 1ª fase da obra consistiu na requalificação dos balneários para responder ao que a lei exige, nomeadamente no que concerne à sua disponibilização a cidadãos com mobilidade condicionada, além de permitir uma maior rentabilização dos balneários, pois passam a servir tanto as piscinas de Verão como as de Inverno, o que gerará uma ocupação contínua ao longo de todo o ano. A informatização de controlo de acessos também foi uma das melhorias introduzidas nesta fase, cujo valor global de obra concretizada ascende a cerca de meio milhão de euros.

Segue-se, após a época balnear, a 2ª fase que incide na requalificação do tanque das piscinas de Inverno e na adaptação dos antigos balneários destas piscinas e das instalações técnicas de apoio, assim como criação de mais uma unidade de balneários para crianças, tendo em conta que elas são das maiores e mais assíduas frequentadoras.

Por seu turno, a 3ª fase constará de uma intervenção ao nível das piscinas exteriores, assim como a nível do respectivo equipamento. A Câmara candidatou a fundos comunitários as duas primeiras fases da obra.

Sem comentários: