domingo, 9 de agosto de 2009

Projecto de Interpretação do Património Hidráulico de Évora (Parte 2)

Carro de rega(s)

No Rossio, a camioneta da água da Câmara andava pelos arruamentos definidos no recinto, molhando a terra solta e escaldante, baixando o pó e levantando um cheiro a barro húmido e quente. Durante os dias da feira repetia várias vezes o mesmo circuito. O tempo de fazer uma volta e de ir reabastecer-se era suficiente para que tudo secasse. Este autotanque dos “tempos pré-históricos” tinha (…) uma sineta que o motorista badalava, avisando tudo e todos da sua aproximação, espalhando água. Correndo ao lado dos jactos que lançava, a garotada aproveitava para um “duche” municipal.

in A. M. Galopim de Carvalho, O Autotanque in O Cheiro da Madeira, Editorial Notícias, [1993], p.141.



Características :

Função: rega/limpeza das ruas, largos, praças e Rossio (principalmente na época da feira e nos dias de mercado) da cidade

Data de aquisição: 1926

Início de actividade: 1927

Fim de utilização: finais da década de 60

Fabrico: francês

Marca: Laffly

Tipo: Arroseuse

Modelo: L.C.2

Motor: 4 cilindros

Capacidade do tanque: 2.244 litros

Propriedade: Câmara Municipal de Évora

Esta máquina é uma peça rara no meio automobilístico e única dentro da história local.Devido ao seu valor patrimonial, a autarquia optou pela sua restauração, inserida no Projecto de Interpretação do Património Hidráulico de Évora (PIPHE), visto que o carro se encontrava em elevado estado de degradação.










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