segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Numa parceria entre Câmara Municipal e instituições Cinema comercial em Évora prossegue com duas sessões diárias


A programação comercial é renovada semanalmente, existindo também a par desta a exibição de filmes do Cineclube, proporcionando a existência em Évora de uma oferta de cinema actual e de qualidade.

O cinema comercial prossegue em Évora com duas sessões diárias no auditório Soror Mariana (Rua Diogo Cão), numa parceria entre a Câmara de Évora e a Universidade, continuando a Lusomundo a fornecer os filmes.

Neste âmbito, está a ultimar-se um protocolo entre a autarquia e o Cineclube da Universidade de Évora que será apresentado a uma próxima reunião pública de Câmara para regular em definitivo a actual parceria.

Recorde-se que em meados de Setembro a empresa Lusomundo Cinemas deixou de explorar comercialmente a sala Soror Mariana, referindo a não viabilidade económica desta sala, pelo que a solução encontrada entre a empresa, a Universidade de Évora, o Cineclube e a Câmara Municipal para a continuação da projecção de filmes foi que o Cineclube possa manter o bar e a sala que ficará devidamente apetrechada, mediante o pagamento simbólico à Lusomundo de mil euros (+IVA) por mês durante os próximos seis meses.

Tendo em conta a importância de manter a exibição cinematográfica na cidade, a Câmara decidiu atribuir um apoio financeiro extraordinário de 15 mil euros ao Cineclube da Universidade de Évora para que esta associação possa fazer face às despesas inerentes à projecção de cinema comercial, assegurando assim as despesas até ao final de 2009, realizando-se posteriormente uma outra proposta de apoio para os restantes três meses de 2010. Com o novo orçamento camarário, a situação será reanalisada pelo respectivo Executivo.

A programação comercial é renovada semanalmente, existindo também a par desta a exibição de filmes do Cineclube, proporcionando a existência em Évora de uma oferta de cinema actual e de qualidade.

Sem comentários: