segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

"7 Maravilhas Naturais de Portugal”



A candidatura do Sítio de Monfurado, na categoria de Florestas e Matas, justifica-se porque nele estão representados algumas dezenas de habitats e espécies com estatuto de protecção comunitária, incluindo três habitats prioritários, uma espécie prioritária e uma espécie em vias de extinção (só existente em Portugal).

O Sítio de Importância Comunitária (SIC) de Monfurado, um território reconhecido pela Rede Natura 2000, irá representar o concelho de Évora e de Montemor-o-Novo, no concurso que irá eleger, este ano, as “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.
A candidatura do Sítio de Monfurado, na categoria de Florestas e Matas, justifica-se porque nele estão representados algumas dezenas de habitats e espécies com estatuto de protecção comunitária, incluindo três habitats prioritários, uma espécie prioritária e uma espécie em vias de extinção (só existente em Portugal).
As paisagens do território de Monfurado são dominadas por montados (de sobro, azinho e mistos) e bosques ribeirinhos. O montado no Monfurado assume especial importância pela sua grande densidade e representatividade relativamente ao resto do Alentejo. Embora frequente no sul português, é uma paisagem em vias de extinção, já que as práticas tradicionais que o originaram estão cada vez em maior desuso.
Ocorre na zona de Monfurado a maior densidade de monumentos megalíticos do concelho. Os mais conhecidos no concelho de Évora: Cromeleque dos Almendres, Menir dos Almendres e Anta Grande do Zambujeiro, estão fora do território do SIC de Monfurado, mas nas imediações.

A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” surge em antecipação à campanha mundial, para eleger as “Novas 7 Maravilhas da Natureza®” em 2011.
É um projecto pioneiro, que coloca os olhos do mundo nas imensas belezas naturais de Portugal. A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do nosso país. Porque 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade, este projecto vem reforçar um movimento ambientalista que cresce a nível global e pretende ser uma referência no contributo para a sustentabilidade ambiental no nosso país.
Serão consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais. Os nomeados serão organizados nas seguintes 7 categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal:
1. Zonas Marinhas
2. Grutas e Cavernas
3. Praias e Falésias
4. Florestas e Matas
5. Grandes Relevos
6. Zonas Protegidas
7. Zonas Aquáticas não Marinhas.

A New 7 Wonders Portugal® está a desenvolver um levantamento exaustivo dos locais naturais a considerar para o processo de votação, lista que será conhecida no início de 2010. Para chegar a uma short list de 77 locais naturais pre‐finalistas será criado um painel de 77 especialistas, representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional, convidados pela New 7 Wonders Portugal.
Posteriormente, um painel de 21 personalidades notáveis do nosso país irá escolher as 21 Maravilhas finalistas, as quais serão apresentadas para votação
pública a 7 de Março de 2010. Nesta lista de 21 Maravilhas finalistas terá que estar presente, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.
Desta forma, a New 7 Wonders Portugal® assegura a representatividade geográfica do país. A votação, auditada pela PriceWaterhouseCoopers, termina a 7 de Setembro de 2010 e as “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” serão conhecidas no mesmo mês. As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada categoria e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região.

Sem comentários: