quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

“Os Comboios em Portugal” na Biblioteca de Évora


“Os Comboios em Portugal” é uma colecção de cinco volumes, editados pela Terramar, que formam um compêndio da história dos caminhos-de-ferro portugueses desde o seu início até aos nossos dias.

O livro “Os Comboios em Portugal – Volume V”, da autoria de José Ribeiro da Silva, com fotografias de Manuel Ribeiro e do Arquivo da CP, é apresentado em Évora numa cerimónia pública hoje pelas 18 horas, na Biblioteca Pública de Évora. Este lançamento é uma organização da Câmara Municipal de Évora e da Editora Terramar, com o apoio da Biblioteca Pública.

A apresentação desta obra está a cargo de Rosa Gomes (responsável da CP) e de Nuno Marques. Nuno Marques é um jovem de 12 anos “apaixonado” por comboios, que estuda na Escola Salesiana de Évora.

“Os Comboios em Portugal” é uma colecção de cinco volumes, editados pela Terramar, que formam um compêndio da história dos caminhos-de-ferro portugueses desde o seu início até aos nossos dias. Estes volumes fazem-nos uma apresentação das linhas projectadas e construídas, dos percursos e das paisagens envolventes, das secções museológicas existentes, das obras de arte ferroviárias – onde se destacam pontes, túneis e estações - e integram breves apontamentos de alguns dos locais e monumentos que se destacam em redor das zonas por onde passam as linhas.

O quinto e último volume é dedicado ao Sul e a Évora, uma linha que começou por ligar apenas a Casa Branca a Évora em 1863 e que ficou completa em 1905, quando se estendeu até Vila Viçosa, permitindo na altura à família real passar mais temporadas no Palácio de Vila Viçosa, encurtando assim o tempo de viagem. Hoje em dia a linha está parcialmente desactivada. Curiosamente, a 1 de Fevereiro de 1908, D. Carlos I e a família real viajavam num comboio que fazia esse trajecto e que descarrilou, originando um atraso de 45 minutos na viagem, ao fim da qual, já em Lisboa, o rei foi assassinado.

O autor deste livro é José Ribeiro da Silva, um curioso e apaixonado por esta matéria relacionada com os comboios e os caminhos-de-ferro. O seu pai foi funcionário da CP e ele próprio é actualmente operador de revisão e venda na CP. José Ribeiro da Silva recolheu dados importantes para a compreensão da história dos caminhos-de-ferro em Portugal e sem esse trabalho seria impossível levar a cabo esta colecção. Fez uma análise minuciosa de todas as linhas que se projectaram e construíram, inclusive as que nunca saíram do projecto no papel.

Actualmente, muitas das linhas foram desactivadas e muito do património relacionado com os caminhos-de-ferro encontra-se em elevado estado de degradação, e é através de colecções como estas que podemos revelar às gerações futuras o quão importante foram, são e serão os comboios na vida do nosso país.


Sem comentários: