sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Rota de Sabores Tradicionais 2010


Participam na edição deste ano, cuja cerimónia de lançamento está agendada para dia 23 de Janeiro no Convento do Espinheiro, 42 restaurantes e uma pastelaria. Contudo, uma das novidades é a adesão de cinco lojas Gourmet.

Teve já início a sétima edição da Rota de Sabores Tradicionais (RST), uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora realizada anualmente entre Janeiro e Abril a partir dos espaços de restauração da cidade e do concelho, centrada na promoção dos sabores tradicionais da mesa alentejana como fonte de preservação da identidade cultural da região e como factor de sustentabilidade socio-económica dos empresários do sector da restauração.

A RST, valorizando a qualidade dos serviços, a certificação e autenticidade dos produtos, e promovendo a dimensão cultural da ementa tradicional da gastronomia alentejana nas temáticas da Caça, Porco, Sopas, Borrego e Doces, procura constituir-se como um dos mais genuínos e sustentados produtos turísticos da cidade de Évora.

Por outro lado, a Rota de Sabores Tradicionais tem como conceito estratégico valorizar a dimensão cultural da iniciativa, dando-lhe visibilidade e identidade no contexto da oferta turística de Évora.

Participam na edição deste ano, cuja cerimónia de lançamento está agendada para o dia 23 de Janeiro no Convento do Espinheiro, 42 restaurantes e uma pastelaria. Contudo, uma das novidades é a adesão de cinco lojas Gourmet.

Neste dia e a anteceder a tradicional degustação de especialidades alentejanas, que serão apenas de caça, terá lugar uma conferência temática sobre “A gastronomia tradicional como factor de desenvolvimento local”.

Restaurantes participantes: Adega do Alentejano; Adeguita do Farrobo; Almedina; O Antão; O Aqueduto; Bacchus & Companhia; A Baiuca; Bolas; Café Alentejo; O Chico; A Choupana; Cozinha de Stº Humberto; Degustar’Ar (Hotel M’AR de AR Aqueduto); Divinus (Hotel Convento do Espinheiro); Divor; Dom Joaquim; Fialho; O Garfo; Giraldo; Godinho; O Grémio; Guião; Luar de Janeiro; Manueis; Medieval; Monte do Carmo (Hotel Rural); Mr. Pickwick; O Moinho; A Muralha; Prova e Sorri; O Ricardo; Sabores do Alentejo (M’AR de AR Muralha); Santa Fé; S. Brás (Hotel D. Fernando); S. Luís; Sobreiro (Azarúja); Sobreiro (Évora); Sol Poente (Évora Hotel); Time-Out; O Trovador; Um Quarto para as Nove; Vinho e Noz. Pastelaria; Pão de Rala. Lojas Gourmet: Alentejo de Ouro – Produtos do Alentejo Ldª.; Boa Boca Gourmet; Divinus Gourmet; Évoralforge; Saberes e Sabores do Alentejo

Parcerias institucionais:
ACDE; Turismo do Alentejo, ERT; ARHESP; CEPAAL; Confraria dos Enófilos do Alentejo, Confraria Gastronómica do Alentejo, Confraria da Moenga, Rota dos Vinhos do Alentejo, Slow Food Alentejo. Media Partner: Diário do Sul / Telefonia do Alentejo. Apoios: Museu de Évora; Casa do Povo de Canaviais, Junta de Freguesia de Canaviais, Junta de Freguesia da Azaruja, Hotel Convento do Espinheiro, CP Comboios de Portugal, INATEL.

Sem comentários: