segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Teatro: O Fim - Em cena de 7 a 31 de Janeiro no Teatro Garcia de Resende


O Fim – História Dramática em dois quadros, de António Patrício (1878-1930), é um clássico da Literatura Portuguesa Dramática do séc. XX, publicado em 1909, um ano antes da queda da monarquia. Nesta obra fortemente marcada pelos movimentos estéticos do Simbolismo e do Expressionismo, o autor constrói a fábula teatral a partir de dados oriundos da conturbada situação histórica e política do país, no quadro da Europa de então, criando uma fascinante galeria de personagens, de onde se destaca a enlouquecida Rainha Velha, inspirada na rainha-avó Maria Pia, que perdeu a razão depois do regicídio de 1908, onde morreram o filho (o rei D. Carlos) e o neto (o príncipe Luís Filipe).
Trata-se de um poderoso retrato poético das angústias e utopias do Portugal de há cem anos, escrito por um grande estilista da nossa língua, dez anos mais velho do que Fernando Pessoa, e cuja obra este muito admirava.
O Fim é uma espécie de laboratório teatral no qual o dramaturgo António Patrício prenuncia não só a extinção do regime monárquico em Portugal, de que assinalamos agora o centenário, mas também toda uma atmosfera de tragédia colectiva que parece ser premonitória dos conflitos bélicos que devastaram o mundo ao longo do século passado.
Revisitar O Fim permite-nos por isso viajar para um tempo que nos antecedeu e compreender melhor, graças às potencialidades de sentido que são próprias do teatro, os rumos colectivos que nos trouxeram até aos dias de hoje, do ponto de vista nacional e global.

Versão Dramaturgica: Armando Nascimento Rosa/Victor Zambujo
Cenografia: Acácio Carvalho
Figurinos: Manuela Bronze
Orgânica Sonora: David Martins
Desenho de Luz: António Rebocho
Assistente de Encenação: Margarida Rita
Assistente de Figurinos: Leonor Pereira
Elenco: Álvaro Corte Real, Jorge Baião, Maria Marrafa, Rosário Gonzaga, Rui Nuno

Estreia dia 7 de Janeiro
Em cena até 31 de Janeiro
Teatro Garcia de Resende

Sem comentários: