sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Freguesia de S. Bento do Mato (Azaruja) - 4

CULTURA E RECREIO
        Azaruja conserva, desde o século passado grandes tradições culturais, que a maior parte das vezes andaram a par de fortes movimentados associativos. A existência de dois jornais locais (o Azarujense e o Mensageiro Escolar – décadas de 20 e 30) testemunham bem a vivência cultural do princípio do século da freguesia.
        Existiam, já então, na Azaruja dois grupos recreativos – o Clube Azarujense e o Grupo Instrução e Recreio Azarujense, mais tarde fundido num só – o Grupo União e Recreio Azarujense. Nesse altura havia igualmente grande entusiasmo pela actividade teatral.
        Os habitantes mais velhos ainda se lembrarão, certamente, dos “Sempre Fixes” um dos primeiros grupos de teatro que existiu em 1926. Há notícias igualmente da existência de uma Banda e uma Orquestra em 1916.
        O actual teatro foi inaugurado no Carnaval de 1927 com as peças “Moços e Velhos”, “Um Marquês feito à Pressa” e a “Lavandeira”.
        As actividades culturais que estagnaram nos anos 50 e 60 reiniciaram-se após 25 de Abril reaparecendo a Banda, o Teatro, as Marchas Populares de Stº António, o Carnaval, etc.
 Equipa de Futebol
AGENTES CULTURAIS
O G.U.R.A.
A 8 de Outubro de 1929 é criado em Azaruja um Grupo  Recreativo denominado “Grupo União e Recreio Azarujense” com sede própria na própria na Rua Conde d’Azarujinha.
“Os fins do G.U.R.A. consistem em proporcionar aos sócios e suas famílias, as distracções compatíveis com os fundos de que possa dispor, tais como: récitas, bailes, saraus literários, criação de um Gabinete de Leitura, Concertos, Jogos permitidos por lei, e, ainda, outras que tendam a desenvolver e ampliar o gosto literário e a moral do “Grupo”.
Para a realização dum dos principais fins da colectividade, haverá um “grupo cénico” composto de sócios do “Grupo” ( dos Estatutos – Artºs 4.º e 5-º).
OS UNIDOS
O Grupo musical azarujense “Os Unidos”, com estatutos publicados em 1975. Constitui-se à volta do interesse comum dos seus associados – a Música.

AGENTES ECONÓMICOS
NIA, Lda – Núcleo de Loteamento e Infraestruturas Industrial se Azaruja. A  criação desta sociedade vai permitir uma maximização das potencialidades de industrialização da vila, tendo por base a transformação da cortiça.
          A primeira fase de loteamento encontra-se em construção, sendo que dos 23,5ha de propriedade adquiridos, uma área de 108.005.5 m2 já começou a ser ocupada. Cerca de 80 m2 destinam-se à ocupação industrial e 28 m2 para criação de áreas verdes. 

Fábrica de cortiça

Sem comentários: