sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A pensar nas fábricas da Embraer - IEFP inicia formação aeronáutica


Teve em Fevereiro, nas instalações do Centro de Formação Profissional de Setúbal, a primeira acção piloto de formação na área aeronáutica, que visa formar técnicos para um eventual recrutamento pela empresa Embraer – o terceiro maior construtor mundial de aviões –, que está sediada em Évora, no Parque da Indústria Aeronáutica.

Este grupo de cerca de 20 formandos, com idades compreendidas entre os 18 e os 32 anos, oriundo da área de influência da Delegação Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (Centro de emprego de Évora), irá frequentar o curso “Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas”.

Com uma duração aproximada de um ano, este curso, que confere um Certificado de Formação Profissional, destina-se a formandos com o 12º ano de escolaridade, tendo-se privilegiado, na fase de selecção, candidatos que tenham experiência profissional nas seguintes áreas: fresador mecânico; operador de máquinas-ferramenta; técnico de maquinação e programação e técnico de mecânica.

A escolha do Centro de Formação Profissional de Setúbal para o lançamento desta acção-piloto de formação no sector aeronáutico deveu-se ao facto de nas proximidades estarem localizadas empresas deste ramo, que poderão possibilitar eventuais estágios profissionais, e de no seio do Instituto Politécnico de Setúbal haver igualmente formação nesta área.

Antes de terem visto as respectivas candidaturas aprovadas, os formandos foram alvo de um rigoroso exame psicológico, tendo-se avaliado essencialmente o grau de motivação, antevendo-se desta forma o sucesso da formação.

A este curso, que se insere no programa de Qualificação de Recursos Humanos nos domínios da fabricação e da Montagem Aeronáuticas, seguir-se-á uma segunda acção: “Tratamento de Metais” e uma terceira com a seguinte designação: “Produção e Transformação de Compósitos”.

O Centro de Formação Profissional de Évora, de Setúbal e da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM) são os únicos centros de formação que irão dispor de oferta regular nos domínios da fabricação e da montagem aeronáuticas em Portugal.

Sem comentários: