quinta-feira, 1 de abril de 2010

Pedófilo inglês procurado há 10 anos foi apanhado em Évora


Um homem de 71 anos procurado por abuso sexual de crianças «com idades baixas» foi detido num parque de campismo, na zona de Évora, esta segunda-feira de manhã. A detenção foi feita pela Polícia Judiciária depois de ter recebido a indicação das autoridades australianas de que o suspeito, de nacionalidade britânica, estava em Portugal. O homem é considerado perigoso, é procurado há mais de 10 anos e abusava de crianças com «idades baixas».

Segundo as informações apuradas pelo tvi24.pt junto de fonte da Polícia Judiciária, o inglês viajava de auto-caravana há cerca de 10 anos por todo o mundo. Foi à passagem por Portugal, onde estava há várias semanas, que acabou por ser detido. Estava instalado num parque de campismo da zona de Évora quando foi surpreendido pelos inspectores e não resistiu à detenção.

O idoso era procurado, pelo menos, pelas autoridades australianas e pelas autoridades da Nova Zelândia pelos crimes de abuso sexual de crianças e agressão sexual agravada. A Polícia Judiciária não descarta a hipótese de o homem ter deixado mais vítimas de pedofilia pelos países que passou.

Em Portugal, não há qualquer suspeita de que existam vítimas, nem qualquer denúncia. O suspeito foi detido apenas por cumprimento do mandado de detenção internacional, onde está referenciado como «perigoso agressor sexual de menores».

O número de vítimas que terá causado não é ainda globalmente conhecido. Sabe-se que atacava quer rapazes, quer raparigas, mas quase sempre «de idades baixas», pelo menos, até aos 10 anos de idade.

A Polícia Judiciária não informa se foi encontrado na auto-caravana material de pornografia infantil, mas adianta que o Tribunal da Relação de Évora confirmou a detenção e colocou o suspeito de pedofilia em prisão pré-extradicional, onde vai aguardar o desenrolar do processo de extradição.

Sem comentários: