sexta-feira, 4 de junho de 2010

Inauguração dia 5 de Junho - Exposição “Fall in love and fall apart” na Igreja de S. Vicente


A Câmara Municipal de Évora e a Fundação OBRAS (Evoramonte) inauguram no próximo dia 5 de Junho; Sábado, pelas 17 horas, a exposição “Fall in love and fall apart, things will end before they start” do artista plástico belga Luc Vandervelde Lux.
No portefólio de Luc Vandervelde Lux ressaltam as suas duas principais fontes de inspiração: o envolvimento social e a nostalgia. Esta exposição concentra-se principalmente na nostalgia, mas a visão e interpretação do artista sobre nostalgia são claramente marcadas pelo envolvimento social. No entanto, o artista sente-se fascinado pela nostalgia como um fenómeno, como uma emoção e como uma fonte de inspiração.
O trabalho de Lux faz lembrar o épico de Tarkowski – “Nostalgia” (1983) -, em que os sonhos de um poeta estão cheios de sentimentos ambivalentes pela sua pátria e a sua companheira. Os temas nas suas obras são um resultado, não um ponto de partida. Começa com uma experiência, um facto ou um problema e o processo criativo guia-o, move-o, sem ainda saber onde irá terminar.
Especialmente para esta exposição, Luc Vandervelde Lux fez doze grandes desenhos/pinturas em papel de uma série a que intitulou "Melancholy". Na linha desta exposição é visível algo da formação de Luc como arquitecto de interiores, pois ele está bem ciente da interacção das suas obras com o espaço de exposição, neste caso uma antiga Igreja.
As doze obras de “Melancholy” flutuam no espaço entre os pilares da Igreja. O visitante é obrigado a procurar. Esta ideia dá continuidade `a tradição de apresentar a arte em locais religiosas, na qual as obras de arte estão posicionadas a uma altura superior em relação à altura dos olhos. Permite, além disso, que as obras flutuem no espaço, servindo também para intensificar a experiência artística. A arte deve voar, mais do que permanecer pregada numa parede.

Sem comentários: