quarta-feira, 7 de julho de 2010

Festa da Lã na Cruz da Picada




FESTA DA LÃ
Colecção B
EVENTO COMUNITÁRIO
9 de Julho, 18h30
Largo da Vermelha, Bairro da Cruz da Picada, Évora
Todas as Idades
Entrada Livre

Projecto Colecção B Oficina do Feltro
Colaboração especial Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo
Equipa Oficina do Feltro: Diana Regal, Isabel Cartaxo, Helena Calvet, Patrícia Galego
Parceria Associação Menhuin/Projecto MUSEpe
Apoios Junta de Freguesia da Malagueira, EB1 e JI da Malagueira, ADBES

Na Festa da Lã pisa-se e feltra-se um têxtil, ao som dos cantares do Alentejo. Uma Festa colectiva que conta com o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo e com os moradores do Bairro da Cruz da Picada. Envolvendo a comunidade local, integramos outros sabores e saberes, pois haverá também comida e cantares alentejanos. E todos são convidados a participar nesta re:cuperação e re:invenção de fomras tradicionais de fazer feltro como uma prática colectiva.

O re:play é abordado por este projecto no re:tomar e re:trabalhar da tradição – das técnicas tradicionais de trabalho do feltro ao repertório do cante alentejano do Grupo Coral – e transformação (re:ciclagem / re:utilização) da lã. Este processo seguindo as práticas ancestrais de produção de tecido sem fio, distingue-se das formas mais actuais de fazer feltro, sobretudo pela utilização mais imediata da lã sem a sua transformação.

A Festa da Lã é uma das actividades desenvolvidas pela Oficina do feltro. Este projecto integrado em Formas de Fazer da Colecção B, configura uma plataforma de trabalhos de criação e investigação artística e artesanal, que visa a reabilitação do trabalho artesanal com as lãs locais, sobretudo a partir da técnica de feltragem, mas também da fiação e da tecelagem. Através das suas actividades, a Oficina do Feltro busca o encontro com as "'artes de fazer' isto ou aquilo [...], práticas [que] põem em jogo uma ratio 'Popular', uma maneira de pensar investida numa maneira de agir, numa arte de combinar indissociável de uma arte de utilizar' (Ana Paula Guimarães, B. I. do Zarapelho, Lisboa, Apenas Livros, 2004: 31 apud Michel de Certeau, L’Invention du quotidien).

Sem comentários: