quarta-feira, 7 de julho de 2010

Olympia no Convento dos Remédios, Évora

VERA MANTERO
Olympia + uma misteriosa Coisa disse e. e. cummings
DANÇA

Convento dos Remédios, Évora
14 de Agosto, 21h30

Duração: 55min.
M/12
Entrada Livre

Olympia
Concepção e interpretação - Vera Mantero
Luzes - João Paulo Xavier
Adaptação e operação de luz - Bruno Gaspar
Texto - Jean Dubuffet
Música - extractos de música dos Pigmeus Bakma, Camarões
Agradecimentos de Vera Mantero - a Ana Mantero e Miguel Ângelo Rocha

uma misteriosa Coisa disse e. e. cummings
Concepção e interpretação - Vera Mantero
Caracterização - Alda Salavisa (desenho original de Carlota Lagido)
Adereços - Teresa Montalvão
Desenho original de luz - João Paulo Xavier
Produção executiva - Forum Dança
Apoio - Casa da Juventude de Almada; Re.al / Amascultura
Produção - Culturgest, 1996 Homenagem à Josephine Baker

Sobre Olympia
Vera Mantero concebeu Olympia como uma peça para ser apresentada no programa da Maratona para Dança (1993). O seu objectivo, contaminado pelo do próprio evento que ia integrar era “‘acordar’ as pessoas”. Foi esta a premissa que levou Vera Mantero a articular passos da obra literária Asfixiante Cultura de Jean Dubuffett e a figura de Olympia, pintada por Manet. Uma articulação que extrai a sua vitalidade do acto de re:criar, re:pensar e re:inventar objectos artísticos com uma história própria, re:escrevendo-a, e assim re:inventar também a prática e fruição estética da dança, e a sua história.

Ao apresentar Olympia no Escrita na Paisagem, Vera Mantero não só glosa as obras originais que lhe servem de base de trabalho, como re:pensa e re:actualiza a sua própria criação, no encontro com um novo espaço e um novo contexto. Um duplo re:play que levanta questões centrais ao debate que o Festival propõe este ano, colocando as práticas de re:petição no cerne da criação artística contemporânea. Porquê re:pensar uma criação? O que significa re:criar um objecto artístico? O que se altera, perde ou acrescenta a cada re:petição? Eis algumas das interrogações para as quais queremos encontrar possibilidades de resposta – não só com Vera Mantero, mas também com os espectadores que se juntam a nós.
Sobre uma misteriosa Coisa disse e. e. cummings
uma misteriosa Coisa, nem primitiva nem civilizada, ou para além do tempo, no sentido em que a emoção está para além da aritmética (e. e. cummings, sobre Josephine Baker)

Em 1995 Vera Mantero encontrou-se com Josephine Baker, e. e. cummings, e com um discurso de Mário Soares (na altura, Presidente da República). A partir deste, encontrou-se também com o pianista Glenn Gould e as suas “Variações Goldberg” e com o mestre butô Kazuo Ohno. Este encontro fez crescer em Vera Mantero a necessidade de conceber e materializar uma “grandeza de espírito”, “[o seu] grande desejo de uma vitória do espírito”, que não é desprovido da existência e do prazer do corpo – concebido como igualmente grandioso. Numa articulação transdisciplinar entre dança contemporânea ocidental, butô, política e música, Vera Mantero lançou-se no desafio de coreografar e dar corpo a um espírito que “tem vontade de anular […] a boçalidade, a assustadora burrice, a profunda ignorância, a pobreza dos horizontes, o materialismo…”.

Com uma misteriosa Coisa o Festival Escrita na Paisagem aborda mais uma das várias modalidades do tema escolhido para a edição de 2010: re:play, isto é, ler as práticas de re:petição e re:criação como centrais na criação contemporânea. Neste peça, o re:play está presente em diversos níveis, dos quais o mais evidente é propor a Vera Mantero que re:faça um dos seus solos, instalando-o num novo contexto. Re:play é, na verdade, um conceito intrínseco a uma misteriosa Coisa, já que esta peça, como nota André Lepecki, é uma re:actualização de fantasmas – o de Josephine Baker e das suas coreografias e, em consequência, das problemáticas do racismo e colonialismo que atravessam a Europa pós-colonial, problemáticas especialmente sensíveis (e silenciadas) em Portugal. Em síntese, como Lepecki afirma: “a forma como o corpo europeu, feminino e branco de Mantero escolhe abordar (o fantasma de) Josephine Baker, precisamente como uma subjectividade assombradora e um corpo assombrado, intensifica o caudal de histórias e memórias do colonialismo europeu, das actuais fantasias raciais europeias e da actual amnésia do colonialismo, oferecendo uma apresentação perturbadora de uma imagem desafiante e improvável de uma mulher, uma bailarina, e uma subjectividade.” (Lepecki, 2006: 111)

Lepecki, André. 2006. “Melancholic dance of postcolonial spectal: Vera Mantero summoning Josephine Baker”, Exhausting Dance: Performance and the politics of movement. Londres / Nova Iorque, Routledge: 106-122. [Tradução do original inglês por Rita Valente].

Vera Mantero nasceu em Lisboa, em 1966. Estudou Ballet Clássico até aos dezoito anos. Trabalhou durante cinco anos para o Ballet Gulbenkian. Em Nova Iorque e Paris, estudou Técnica de Dança Contemporânea, Técnica Vocal e Teatro, abandonando por completo as suas origens clássicas. Como bailarina, trabalhou em França com Catherine Diverrès. Começou a criar as suas próprias coreografias em 1987, e desde 1991 a apresentá-las em teatros e festivais da Europa, Brasil, EUA, Canadá e Singapura, entre outros.
Para Vera Mantero a dança não é um dado adquirido; ela acredita que quanto menos se apodera dela, mais dela se aproxima. A dança e o trabalho performativo servem-lhe para compreender o que precisa de compreender; faz-lhe cada vez menos sentido a condição de performer especializado (bailarino, actor, cantor ou músico) e cada vez mais a de performer total.
A vida é para si um fenómeno terrivelmente rico e complicado, e o seu trabalho uma luta contínua contra o empobrecimento de espírito, seu e dos outros. Uma luta que considera essencial a este momento da nossa História.

Sem comentários: