quinta-feira, 1 de julho de 2010

ROSTOS DE ROMA. RETRATOS ROMANOS DO MUSEU ARQUEOLÓGICO NACIONAL DE ESPANHA



Museu de Évora , Évora
30 de Junho | 3 de Outubro



A inauguração da exposição “Rostos de Roma, Retratos Romanos do Museu Arqueológico Nacional de Espanha” no Museu de Évora é resultado do esforço de cooperação entre a Dirección General de Bellas Artes y Bienes Culturales e o Instituto de Museus e da Conservação. Aliás, essa cooperação internacional já havia motivado, em 2005, a apresentação da exposição “Imagens e Mensagens, a colecção de escultura romana do Museu de Évora” no Museo Nacional de Arte Romano, em Mérida.

As 30 peças escultóricas agora expostas no Museu de Évora demonstram a qualidade dos retratos romanos que outrora fizeram parte tanto da imagem pública das cidades, como da nobre ornamentação das villae, ou também dos monumentos funerários em que se prestava homenagem à memória dos antepassados.
“Rostos de Roma” é, assim, uma exposição em torno da iconografia do poder e da utilização das imagens como meio de propaganda política, exaltando personagens da História, tal como é o caso de Alexandre Magno e, obviamente, dos imperadores que, desde Augusto, estavam conscientes do valor dos símbolos e da importância da colocação das suas imagens em lugares públicos. É também uma demonstração da variedade e importância dos retratos escultóricos na vida social quotidiana com um importante papel no reconhecimento social das elites e que atinge, através da religião, várias camadas da sociedade.
A grande qualidade plástica das obras seleccionadas para essa exposição, comissariada por Paloma Cabrera, Ángeles Castellano e Bruno Ruiz-Nicoli é valorizada por uma cuidada cenografia e pela publicação catálogo em castelhano e português.


Contacto:
Celso Mangucci
Largo Conde de Vila Flor
7000-804
Évora
Telefone:
266 730 489
Fax:
266 708 094
mevora.celsomangucci@imc-ip.pt

Sem comentários: