segunda-feira, 5 de julho de 2010

Últimas Ceias

ÚLTIMAS CEIAS
1 de Julho a 30 de Setembro
Museu de Évora
(10h-18h, Quarta-feira a Domingo / 14h30-18h, Terça-feira)
Encerra à Segunda-feira
Entrada do Museu


A Última Ceia é talvez o tema mais recorrentemente difundido no espaço da cultura religiosa de matriz cristã, mas também um dos mais glosados, citados, re:mediados pela arte do século XX. É um tema re:play por excelência, inscrevendo nos seus próprios termos are:petição do gesto redentor.

No cenário institucional do Museu de Évora, onde se encontram duas belíssimas pinturas quinhentistas representando últimas ceias (uma do Mestre do Retábulo da Sé de Évora, outra de Martin de Vos), o Festival Escrita na Paisagem promove o encontro entre estas peças do acervo patrimonial do Museu e a criação contemporânea, numa instalação plena de registos críticos e discursivos fortemente inscritos na actualidade.

Noémia Cruz, Jorge de Sousa, portugueses, e Marcos López, argentino, são os autores das três peças que instauram o diálogo no Museu com os seus trabalhos de fotografia e escultura em regime de instalação. Noémia Cruz, com o re:play de uma sua escultura de 1979, cuja história se reveste de ressonâncias sexuais e políticas. Inscrevendo o feminino na cena pela transformação do pão em seio, opera uma deslocação que obviamente dá ao gesto da repetição eucarística a ressonância transgressora do seio materno, feminino. Marcos López, fotógrafo argentino, procedeu por seu lado à proletarização do tema, inscrevendo a última ceia num contexto de classe média, uma refeição generosa num cenário idílico, quase arcádico, como que a esvaziar pela serenidade quotidiana o sentimento trágico e redentor do arquétipo, reconhecível na carcaça sacrificial que ocupa o centro da mesa (o anho redentor pobremente materializado e degustado?). Jorge de Sousa, como acontece com Noémia Cruz, evidencia a importância da problematização de género nas re:visitações contemporâneas da última ceia, compondo a cena em busca de uma teatralização das relações (a foto corresponde ao momento em que Cristo anuncia que um de entre eles o trairá e procura captar as reacções dos discípulos). Tatuagens e roupas configuram um espaço de sociabilidade masculina, próxima de estereótipos marginais, a que a própria figura de Cristo não escapa.

Este espaço dialógico poderia completar-se com a re:visitação das inúmeras versões da última ceia que a cultura popular contemporânea pôs a circular de múltiplas formas, do cinema à publicidade, e que podem ver-se em abundância por exemplo no inesgotável youtube e no seu persistente devir…

Sem comentários: