segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Setembro, dias 25 e 26, Música para Bebés – “AliBaBach” pela Companhia de Música Teatral

Música para Bebés – “AliBaBach” – Workshop/Concerto pela Companhia de Música Teatral, de Lisboa - Maria Helena Rodrigues, Paulo Rodrigues, Jorge Leal e outros.

Local: Teatro Garcia de Resende


AliBaBach é uma experiência participativa para pais e bebés que explora o universo de J.S. Bach como elemento de mediação para a comunicação musical entre adultos e crianças muito pequenas. É a primeira acção do projecto “The HandyBach Project”, um laboratório conceptual que visa desenvolver estratégias criativas para uma aproximação à Música através da re-invenção musical e teatral da música de Bach. AliBaBach fundamenta-se na vasta experiência da CMT em projectos com ou para bebés, como BebéBabá, BebéPlimPlim ou Andakibébé, em que se expõem os bebés a estímulos musicais ricos e contrastantes, a elementos basilares da construção do discurso musical e da sua compreensão (como padrões melódicos e rítmicos), e em que se promovem interações e a comunicação entre pais e bebés através de jogos baseados em elementos musicais. Em AliBaBach dá-se primazia a elementos, excertos e temas da vasta obra de Bach, desvendam-se alguns dos seus segredos e criam-se pistas para futuras descobertas, mas sobretudo faz-se uma festa à Música aos Pais e aos Bebés.

Ficha Artística:
Concepção: Companhia de Música Teatral;
Música, Texto e Direcção Artística: Paulo Maria Rodrigues;
Cenografia e Figurinhos: Companhia de Música Teatral:
Intérpretes: Helena Rodrigues, Jorge Leal e Paulo Maria Rodrigues;
Direcção de produção: orge Leal;
Agradecimentos: Johann Sebastian Bach

A Companhia de Música Teatral (CMT) explora a Música como ponto de partida para a interacção entre várias técnicas e linguagens de comunicação artística dentro de uma estética que vai da “música cénica” ao “teatro-musical”. Em 1994 Helena Rodrigues introduzia em Portugal as ideias de Edwin Gordon sobre aprendizagem musical a partir das quais rapidamente iniciava o seu próprio percurso de trabalho com bebés e crianças. Paralelamente, Paulo Rodrigues desenvolvia em Londres, projectos com crianças que combinavam Música, Teatro e Dança. A CMT tem desenvolvido um trabalho pioneiro de articulação entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação para o público de ideias recentes sobre a importância da experiência musical em especial nas idades mais precoces. Este trabalho concretiza-se sob formas muito diversas como Espectáculos, Workshops, Projectos Educativos ou Edições. O trabalho pioneiro desenvolvido para e com crianças tem tido especial relevância pela sua originalidade estética, pela solidez da fundamentação científica e também pela calorosa recepção do público em geral um pouco por todo o país, incluíndo algumas das salas mais importantes, e mais recentemente também no estrangeiro.

Helena Rodrigues concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música do Porto e o Doutoramento em Psicologia na Universidade de Coimbra. Fez ainda formação nas áreas de Expressão Dramática, do Canto, da Pedagogia e da Psicologia da Música. Tem uma vasta experiência de ensino, tendo orientado diversas acções de formação, apresentado comunicações e publicado vários trabalhos no âmbito da Pedagogia Musical e da Psicologia da Música. Membro fundador da Companhia de Música Teatral tem participado na concepção e interpretação das obras apresentadas por este grupo. Actualmente é a directora artística da Companhia de Música Teatral.

Jorge Leal é licenciado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, tendo paralelamente efectuado estudos musicais na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa. Foi membro do Coro de Câmara de Lisboa durante mais de vinte anos. Nessa qualidade, realizou concertos em Portugal e inúmeros países. Exercendo a sua actividade profissional como gestor de empresas, encontra-se ligado há longos anos à gestão de associações culturais. Membro-fundador da Companhia de Música Teatral concebeu o grafismo de vários dos seus materiais e participou como intérprete em produções como O Gato das Notas, Andakibebé e BebéBabá. Paulo Maria Rodrigues é doutorado em Bioquímica e Genética Aplicada pela Universidade de East Anglia. Estudou Composição e Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional e realizou uma Pós-graduação em Ópera na Royal Academy of Music em Londres. Nesta cidade, aprofundou também o estudo da composição com Rolf Gehlhaar. Como compositor, tem concebido e liderado vários projectos multidisciplinares e de música cénica, entre os quais O Gigante Adamastor, Spidaranha, O Gato das Notas, Uma Prenda Para Eugénio de Andrade, As Cidades e a Serra, BebéBabá, Andakibébé, Morte e Nascimento de Uma Flor. Fundou a Companhia de Música Teatral, sendo o seu compositor residente.Tem devotado especial atenção ao trabalho com e para crianças e dedicado um interesse crescente à criação artística multidisciplinar com recurso à tecnologia. Tem promovido o diálogo entre Arte, Ciência e Tecnologia em projectos vários como exposições, instalações e espaços lúdicos. É actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Sem comentários: