segunda-feira, 20 de setembro de 2010

UMA PARTE PERDIDA


UMA PARTE PERDIDA
Pedro Antunes
PT
PERFORMANCE/TEATRO

Residência de criação
Espaço A Bruxa Teatro, Évora


Apresentações
Sede do Grupo Pró-Évora (Rua do Salvador, nº1), Évora
22 e 23 de Setembro, 21h e 23h


Duração: 90min.
Lotação: 12
M/16
Entrada Livre

Encenação e Criação - Pedro Antunes
Texto - Pedro Antunes, Alexander David, Pedro Vaz Simões
Apoio à Dramaturgia - Pedro Vaz Simões
Co-criação & interpretação - Pedro Antunes, Tânia Leonardo e Alexander David
Canto - artista convidada
Produção - Hugo Sousa
Projecto produzido por - Colecção B - Festival Escrita na Paisagem


“Um filho tenta reconstruir a sua família.
Uma performance sobre o reencontro de uma família”
Pedro Antunes é um jovem artista português que vive e trabalha em Londres. A sua condição, a de viver há muitos anos separado da sua família biológica, levou-o a desenvolver este trabalho, na tentativa de criar uma re:constituição viva da sua família. Esta é a re:encenação de um re:encontro que Pedro Antunes nunca conseguiu realizar com os seus. Com os espectadores, o performer recria vários episódios de uma família feliz: ele é sempre o “filho”, enquanto os espectadores vão assumindo papéis de diferentes membros da família. Neste quadro ficcional, a realidade autobiográfica do performer emerge sob a forma de espaços em branco e lapsos de memória. A realidade autobiográfica da identidade do filho (Pedro Antunes) mistura-se com a re:constituição ficcional da família. O resultado é uma experiência a partilhada entre performer e público.

Uma Parte Perdida explora a relação de Pedro Antunes com a sua família, bem como a sua decisão de se afastar dela, sobre a sua necessidade de mentir sobre o que lhe falta, e a necessidade da sua família de esconder a ausência do filho que lhe falta. Esta performance reflecte sobre a reorganização de uma família, quando um dos seus membros está ausente: como é que esta formação social funciona sem um dos seus membros? Que histórias habitam a mente do filho, na tentativa de substituir o seu pai e mãe ausentes, que se encontram longe?

Pedro Antunes é criador de teatro nascido em Lisboa, mestre em Contemporary Performance Making pela Brunel University, desde então tem vindo a trabalhar, performar e colaborar com diferentes companhias de teatro e artistas internacionais como os rotozaza, Robin Deacon, Tik Tak Boom, La Pocha Nostra e Cataphonic - artistas que se dedicam ao desenvolvimento de trabalho inovador e que desafiam as limitações da própria linguagem teatral. Em 2005 criou o seu primeiro espectáculo, Narrow Room um trabalho de teatro e movimento estreado em Londres. Após esta primeira criação desenvolveu uma instalação para o Camberwell Arts Festival intitulada Wrapped Bodies(Londres, 2006). Mais recentemente co-criou A Noite da Galinha Gorda (Arraiolos, 2009) um conto surrealista apresentado num quintal em Arraiolos e encontra-se agora a desenvolver com a companhia Big Odd um tríptico de espectáculos sobre família: The Missing Parts - A Reconstrução de Uma Família ao vivo (Londres, 2008 / 09); A Broken Part (Londres, 2009 - 2010) uma ópera teatral sobre a tragédia da mãe e A Parte Perdida (ainda em criação). No seu trabalho dedica-se à criação de espectáculos que exploram a natureza intimista das relações humanas experimentando com a interacção entre o teatro e as artes plásticas, sempre na tentativa de reunir pessoas para uma celebração que pode ter a forma de uma festa ou de encontro informal e na qual a audiência é confrontada com a ideia de deslocamento. O trabalho artístico do Pedro foi comissionado e apoiados por Colecção B (Évora, Portugal), Quarta Parede (Covilhã, Portugal), Performas (Aveiro, Portugal), Performance Initiative Network (Londres, UK) e The Scene Pool (Londres, UK).

Sem comentários: