terça-feira, 2 de novembro de 2010

Embraer começa construção de fábricas em Évora

A construção da primeira de duas fábricas que a empresa aeronáutica brasileira Embraer pretende desenvolver em Évora arrancou hoje no Parque Industrial Aeronáutica da cidade alentejana, num investimento inicial de 148 milhões de euros.

Fonte da Câmara de Évora adiantou à Agência Lusa que a primeira fase da empreitada, que se vai prolongar nos próximos 180 dias, “teve início hoje de manhã”, tendo durante a tarde chegado a maquinaria mais pesada”.

A Lusa constatou no local, por volta da hora do almoço, que já decorriam os primeiros trabalhos da Embraer no Parque da Industria Aeronáutica, nomeadamente terraplanagens e o início da montagem do estaleiro da obra.

De acordo com as previsões da empresa brasileira, as obras de construção da primeira fábrica estarão concluídas no final de 2011 para começar a produzir a partir de 2012.

Com um investimento inicial de 148 milhões de euros, o projeto prevê criar 600 postos de trabalho diretos e 1 200 indiretos.

A mesma da fonte da autarquia disse esperar que “tudo decorra dentro da normalidade” para que “os prazos sejam cumpridos e que as mais-valias que a cidade de Évora espera vir a tirar do projeto sejam concretizadas”.

A fonte revelou ainda que “foi decidida, recentemente, em reunião pública de câmara, a concessão de um lote a uma empresa portuguesa”, a Olesa, que opera na área da indústria de moldes.

Trata-se de “um investimento que traz para Évora tecnologia da mais avançada em termos mundiais, conhecimento e valia no que respeita à criação de emprego qualificado”, disse a fonte, considerando que o projeto da Embraer “tem um peso considerável para a cidade, região e país”.

O projeto da Embraer em Évora, anunciado em 2008, prevê a instalação de duas fábricas no parque industrial aeronáutico da cidade, uma delas de estruturas metálicas (asas) e outra para produzir materiais compósitos (caudas), sendo que as unidades serão dedicadas inicialmente ao suporte logístico de jatos executivos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...