quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A implantação da República em Évora

A implantação da República em Évora
Cronologia - de 5 a 10 de Outubro de 1910

A implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de Outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou o regime republicano em Portugal.
Os acontecimentos revolucionários ocorridos em Lisboa de 3 a 5 de Outubro, foram acompanhados em Évora com grande expectativa até à hora em que se teve a certeza do sucesso da revolta republicana. Os momentos mais relevantes para a história da cidade neste período foram os seguintes:
Dia 5, 11 horas – Foi recebido o primeiro telegrama na estação telegrafo-postal, enviado por Estêvão Pimentel, com a notícia da implantação do regime republicano em Lisboa; os empregados divulgaram entusiasticamente a notícia por toda a cidade.
Dia 5, tarde – O povo saiu para a rua gritando “vivas” à República. O comércio encerrou. Foi içada a bandeira republicana nos Paços do Concelho com a assistência de grande multidão.
Dia 5, noite – A Banda dos Amadores de Música percorreu as ruas da cidade tocando a “Portugueza”. Iluminação dos principais edifícios da cidade.
Dia 5, 23 horas a Dia 6, 1 hora – Recepção apoteótica de Estêvão da Cunha Pimentel, que tinha regressado de Lisboa. Houve discursos muito calorosos na janela da casa do cidadão republicano Francisco Almeida do Vale (actual Rua da República, nº.11, onde está colocada uma lápide alusiva a estes acontecimentos).
Dia 6, 13 horas – Estêvão da Cunha Pimentel tomou posse do cargo de Governador Civil do distrito de Évora. O acto foi revestido de grande imponência.
Dia 7, 13 horas, Salão Nobre dos Paços do Concelho: O Governador Civil do distrito de Évora nomeou um grupo de cidadãos para constituírem a Comissão Administrativa para o Município de Évora. Foram apeados os retratos da família real e enviados para a Biblioteca Pública de Évora.
Dia 10, 12:00 horas - Salão Nobre dos Paços do Concelho: realização da 1ª. sessão da Administração Municipal Republicana. Presidente: Dr. Júlio Martins, Vereadores: Dr. Manuel Gomes Fradinho, João d’Oliveira, Francisco Nunes, Dr. Felício Caeiro, Francisco d’ Almeida, António dos Santos Cartaxo, Joaquim António Simões e José Celestino.

Sem comentários: