quinta-feira, 28 de abril de 2011

Câmara de Évora abre LIVRARIA MUNICIPAL - Inauguração dia 29 de Abril de 2011

Numa cerimónia aberta a toda a população, a Câmara de Évora inaugura no próximo dia 29 de Abril, às 17h30, a Livraria Municipal, um novo espaço dedicado à venda, promoção e divulgação de publicações editadas ou apoiadas pela Autarquia, inserido no Núcleo de Documentação - serviço pertencente à Divisão de Assuntos Culturais -, no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho.
A entrada para a Livraria Municipal, aberta ao público de segunda a sexta-feira, no horário 09h30/12h30 e 14h00/16h00, poderá fazer-se pela entrada principal dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório, ou através de um acesso directo, criado pela abertura de uma porta deste edifício na Rua de Olivença.

A par da venda de livros, na Livraria Municipal vai também ser possível adquirir outros materiais do município, como postais, medalhas comemorativas, cd’s, vídeos, sendo que, tanto uns como outros, vão passar a estar disponíveis para visualização no sítio de internet da Câmara Municipal de Évora.

Em virtude do espaço da Livraria Municipal estar inserido nas instalações do Núcleo de Documentação, tal permite que os munícipes possam, não só comprar livros, mas também que os possam consultar e sobre eles usufruir de um esclarecimento e aconselhamento apropriados.
O Núcleo de Documentação é uma biblioteca especializada em História e Património Locais, e um centro de apoio à investigação, a nível interno e externo ao Município; e é também responsável pela edição de algumas publicações da Autarquia, como é o caso do Boletim Cultural “A Cidade de Évora”.

A inauguração da Livraria Municipal vai ainda servir de ocasião para o Núcleo de Documentação apresentar outros projectos, nomeadamente, a finalização das obras de remodelação e beneficiação das suas instalações e um novo projecto intitulado “Gira-Livros”, que consiste na recepção e oferta de livros ao público. O seu funcionamento pode equiparar-se a um banco de livros, uma vez que, através do “Gira-Livros” o Núcleo de Documentação passa a aceitar doações de livros, particulares ou de outra índole, de volumes individuais ou colecções, e procede ao seu acondicionamento e posterior oferta, a todo e qualquer leitor interessado, gratuitamente. Serão aceites livros de todos os géneros e temas (Literatura, História, entre muitos outros, incluindo dicionários e/ou enciclopédias), exceptuando livros escolares, que estejam ainda em bom estado de conservação, de modo a que outras pessoas os possam ler e/ou guardar ou mesmo tornar a oferecer.


Sem comentários: