segunda-feira, 4 de abril de 2011

Radioterapia de ponta em Évora

Doentes são tratados com a mesma tecnologia dos maiores centros oncológicos do Mundo.
O Serviço de Radioterapia do Hospital de Évora é a primeira unidade da Península Ibérica equipada com o sistema RapidArc, a última inovação neste tipo de tratamentos oncológicos, tendo iniciado estes procedimentos no dia 28 de Março. O novo sistema de ponta permite realizar num curto espaço de tempo - cerca de quatro minutos - as sessões de radioterapia de intensidade modulada.
Segundo a administração hospitalar, "os doentes da região do Alentejo serão, deste modo, tratados com a mesma tecnologia utilizada em centros de referência a nível mundial", como o Royal Marsden (Inglaterra) e o M. D. Anderson (EUA).
Recorde-se que até Setembro de 2009 o Alentejo era a única região da Península Ibérica sem nenhum centro de radioterapia, em que os doentes com necessidade deste tipo de tratamento eram encaminhados para as unidades mais próximas, localizadas em Lisboa, no Algarve ou mesmo em Espanha.
O RapidArc possibilita uma irradiação ininterrupta, na qual o equipamento, conhecido por acelerador, liberta a radiação num movimento envolvente de 360 graus ao redor do doente, com maior incidência no tumor e mais segurança para os outros órgãos.

Sem comentários: