sábado, 14 de maio de 2011

Circuito Europeu de Música Tradicional, hoje na Praça do Sertório

Câmara Municipal de Évora apresenta hoje na Praça do Sertório, Sábado, pelas 22 horas, um concerto do Circuito Europeu de Música Tradicional, que contará com a actuação do Grupo Jackson’s Zaqq u Tanbur Folk de Birgu (Malta) e do Grupo Cantares de Évora.
O Grupo Jackson’s Zaqq u Tanbur Folk de Birgu (Malta) tem a sua origem nos grupos escoceses de gaita-de-foles, executa instrumentos tradicionais de Malta, e foi fundado em 1987. O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objectivo de ser “espaço cultural” dedicado ao coral tradicional do Alentejo, sendo o seu repertório preenchido por “Modas Antigas” e mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional.
O Circuito Europeu de Música Tradicional é uma iniciativa que integra o Projecto Oralidades que se traduz num encontro, através do qual se partilham linguagens, experiências musicais e artísticas dos diferentes parceiros.
O projecto Oralidades realiza-se ao abrigo do Programa Europeu Cultura 2007-2013 e envolve uma parceria internacional entre os Municípios de Évora, Idanha-a-Nova e Mértola (Portugal), Ourense (Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária), unidos num vasto programa de cooperação e intercâmbio cultural.
Com este projecto pretende-se valorizar o património cultural imaterial comum do território da Europa do Sul a partir das suas componentes identitárias, da sua memória e partilha.




Sem comentários: