quarta-feira, 25 de maio de 2011

Feira do Livro de Évora na Praça do Giraldo

A Câmara Municipal de Évora realiza de 27 de Maio a 5 de Junho mais uma edição da Feira do Livro da cidade, que este ano volta à Praça do Giraldo. Esta solução, que resulta de um processo de colaboração e articulação com os livreiros da cidade, veio a ser possível graças a uma nova concepção que elimina os problemas antes detectados, apostando num modelo expositivo em “ilhas”, em que os todos stands ficam virados para o exterior e abertos ao público.

A Feira irá funcionar todos os dias das 10:00 às 13:00 e das 17:00 às 23:00, com excepção dos domingos, em que funcionará apenas no período da tarde. No dia inaugural abrirá as “portas” às 17:00, estando prevista a inauguração oficial às 18:00.

Para além da participação de 8 livreiros da cidade e da livraria municipal, a Feira contará também com a presença da Biblioteca Pública de Évora e do Atelier Barahona. O recinto terá espaços direccionados para as crianças e jovens, bem como um espaço dedicado à apresentação de livros com a presença dos respectivos autores. À semelhança dos anos anteriores, o projecto contará com a animação da rádio da feira.

A Livraria Municipal, recentemente criada, assegurará a presença das publicações municipais e a dinamização do espaço de apresentação de livros e autores, estando em destaque a temática do património e Évora na literatura. Haverá também uma sessão especial de poesia com a colaboração da Universidade Sénior.

Este ano o programa de animação da Feira procura alcançar públicos mais diversificados, estando em preparação um conjunto de iniciativas especialmente dirigidas para as crianças, em articulação com as escolas e jardins-de-infância. O programa também incluirá actividades dirigidas aos jovens, às famílias, professores e educadores e à população sénior. Da programação consta ainda um conjunto de ateliês permanentes, destinados aos diferentes públicos, que estão a ser ultimados. As novidades acerca da Feira do Livro de Évora poderão ser acompanhadas através da página do evento no Facebook.

A Feira é um projecto municipal que assume como objectivo essencial a promoção do desenvolvimento cultural através do livro e da leitura e como objectivos complementares a dinamização do Centro Histórico e a oferta de convívio entre a população.


Sem comentários: