quarta-feira, 11 de maio de 2011

PortugalGym regressa a Évora

A cidade de Évora volta a ser palco, pela segunda vez, de mais uma edição do PortugalGym – Gymnaestrada Nacional, o maior evento de ginástica que se realiza em Portugal, estando prevista a presença, durante o próximo fim-de-semana (13 a 15 de Maio), de 2600 atletas de todas as idades.

Depois do sucesso da edição de 2007, a Federação de Ginástica de Portugal não teve dúvidas na hora de convidar a Câmara Municipal de Évora para, em conjunto, “deitar mãos à obra e montar o palco” em diversos espaços públicos da cidade.

Assim, ao longo destes três dias a Praça de Giraldo, a Arena D’Evora, o Pavilhão dos Salesianos e o Estádio Sanches de Miranda (Juventude) vão receber inúmeras exibições, a exemplo do que sucedeu há quatro anos e que permanece na memória de todos aqueles que aqui estiveram.

A poucos dias da realização do evento, que pela primeira vez conta com o Alto Patrocínio do Comité Olímpico Internacional (COI), a organização registava a inscrição de 2100 atletas, a que se juntam cerca de 500 presenças provenientes de grupos e instituições de Évora.

De salientar, a este propósito, que uma boa parte da representação de Évora estará a cargo dos alunos do primeiro ciclo, através do Programa de Actividades de Enriquecimento Curricular de Actividade Física e Desportiva, que irão fazer a sua apresentação na Gala de Portugal, no sábado, dia 14 Maio. Para além destes, os Seniores Activos também irão marcar presença, bem como diversos grupos da cidade, entre os quais alguns com determinado grau de deficiência.

O PortugalGym – Gymnaestrada Nacional contará também no seu programa com uma demonstração de basquetebol em cadeira de rodas e uma competição de “Salto à Corda” (Rope Skipping), terminando domingo no Complexo Municipal de Piscinas com um mega piquenique.

Para o bom sucesso do evento, a organização conta com a colaboração de diversas entidades locais e regionais e um total de 110 voluntários, sendo que 30 são idosos.

Em 2011, o Comité Olímpico de Portugal candidatou a um dos programas de apoio do Comité Olímpico Internacional o PortugalGym 2011, como evento de referência na área do Desporto para Todos.

Tendo em consideração a sua abrangência, quer em termos de género, de escalões etários e de representação geográfica a nível nacional, esta candidatura foi aceite e o PortugalGym será, na Europa um dos três eventos desportivos desta área que se realizarão com o Alto Patrocínio do COI.

Assim, este ano o PortugalGym, com o apoio institucional do COP e do COI, além de ser uma referência da Ginástica para Todos a nível nacional, terá também uma projecção além fronteira no âmbito do Desporto para Todos. Esta edição do PortugalGym, será assim marcada pelo espírito olímpico, o que muito orgulha a família gímnica portuguesa!


Sem comentários: