terça-feira, 9 de agosto de 2011

Arquivo Municipal de Évora

A Câmara Municipal possui os seguintes arquivos: o Arquivo Histórico (depositado no Arquivo Distrital de Évora, desde 1917), o Arquivo Intermédio (que já possui documentação histórica em virtude do Arquivo Distrital não suportar mais incorporações no espaço disponível para Arquivo da Câmara), o Arquivo Fotográfico e o Arquivo de Obras Particulares, todos localizados em diferentes edifícios.

A criação do Arquivo Intermédio da Câmara Municipal de Évora resultou da recolha, catalogação e arquivo do acervo documental decorrente da actividade desenvolvida, pela Câmara Municipal de Évora. Toda a documentação criada por esta entidade pública, indispensável ao desenvolvimento normal dos serviços que presta à população e à cidade, tem que ser organizada em função de uma lógica que articule os conceitos de administração e história, na qual se fundamenta a criação dos Arquivos Públicos, viabilizando, em paralelo, a sua consulta pelos interessados.

Respeitando o princípio do “respect des fonds”, por forma a preservar a identidade inerente aos documentos de cada fundo, ultrapassou-se o sentido de colecção para, em alternativa, valorizar o da constituição de um fundo em que fossem tidas em conta a origem do documento e a sua representatividade contextual intrínseca.

Depois da recolha inicial e do tratamento do material em causa, esgotada que foi a sua utilização específica, e porque os documentos guardam entre si uma relação orgânica que deve ser respeitada, tentou então dar-se a este arquivo, um tratamento arquivístico adequado, identificando, organizando e indexando a documentação aqui existente. Transformando-se, assim, uma enorme massa documental dispersa num fundo documental uniforme, com o objectivo de tornar mais fácil o acesso à informação e mais rápida a consulta, não esquecendo, porém, a segurança, conservação das espécies e sua localização. Após esta fase de tratamento documental, verificou-se terem sido analisadas 23 794 caixas e 2751 livros, distribuídos por 4 salas de depósito, os quais ocupam cerca de 3 000 metros lineares de prateleira.

Com o objectivo de salvaguardar e difundir a sua documentação, a Câmara Municipal de Évora procedeu à remodelação das instalações deste Arquivo Municipal, oferecendo condições adequadas para a consulta de investigadores e dos serviços autárquicos, e à criação de um espaço expositivo. Estas novas instalações foram inauguradas no dia 14 de Novembro de 2008, apresentando-se, em simultâneo, uma exposição subordinada ao tema “O Abastecimento de Água a Évora”.

O Arquivo, cuja entrada principal é pela Rua de D. Isabel, possui um catálogo on-line na intranet da Câmara e um serviço de digitalização, fotocópias e microfilmagem.

Visite este serviço e fique a conhecer um património que é de todos e para todos.

Sem comentários: