segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Câmara de Évora assinala início do ano lectivo de 2011/12


A Câmara Municipal de Évora, em colaboração com diversas entidades, celebra a abertura do novo ano lectivo com um conjunto de actividades centradas nas crianças, famílias, professores e pessoal não docente, durante os meses de Setembro e Outubro, onde o conhecimento, o convívio e a diversão estão garantidos.

O programa para festejar o início do ano lectivo inclui formações, espectáculos, actividades lúdico pedagógicas, visitas e a homenagem ao pessoal docente e não docente, destacando-se no dia 13 de Outubro, a apresentação pública do projecto PEPE – Projecto Educativo do Património de Évora, na cerimónia de boas vindas ao pessoal docente, organizada pela autarquia eborense e pelo museu, que decorre a partir das 17: 30 horas, no Museu de Évora.

De salientar ainda a realização de dois eventos, abertos a toda a população. O primeiro, feito pela autarquia e designado por “Um Olhar sobre o Alto de S. Bento – Programa de Observação da Natureza”; e o segundo, uma sessão de formação denominada “Crime Informático”, organizada pela Polícia Judiciária.

“Um olhar sobre o Alto de S. Bento” é um programa de actividades dirigido ao grande público, com o objectivo de divulgar as ciências naturais, tirando partido das grandes valências pedagógicas do património natural daquela colina e da existência de laboratórios nos moinhos, que poderão apoiar as observações de campo.

Realiza-se sempre das 9 às 11 horas, nos Moinhos do Alto de S. Bento e engloba as seguintes temáticas: Plantas aromáticas e medicinais (dia 10 de Setembro); Arte com objectos da natureza para crianças a partir dos cinco anos (17 Set.); Orientação para todos (24 Set.); Himalaias no Alentejo (15 Out.); e Bosques Mediterrânicos (22 Out.). Todos os interessados em participar devem inscrever-se através do e-mail: joaomartins@cm-evora.pt

No dia 4 de Outubro, a formação “Crime Informático”, realiza-se pelas 18 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Abordará casos reais e apontará medidas preventivas de combate a este tipo de crime, fornecendo também conselhos de segurança.

O primeiro evento deste conjunto de actividades dedicadas à abertura do novo ano escolar decorre nos dias 2 e 6 de Setembro. Trata-se de um workshop de defesa pessoal, promovido pela GNR e destinado ao pessoal não docente, a ter lugar na EB 2,3 Conde Vilava; na EBI André de Resende; e na EB 2,3 de Santa Clara.

No dia 10, o Era Uma Vez - Teatro de Marionetas organiza uma sessão de “Contos Ciganos”, no Teatro Municipal Garcia de Resende para crianças e famílias do Ensino Privado e IPSS; e nos dias 10 e 11, nesse mesmo local, haverá uma animação e workshop intitulada “Um Conto na Floresta”, por Luís Macedo, direccionada para crianças dos 4 aos 9 anos e famílias (Ensino Privado e IPSS).

No dia 11, o Trulé - Investigação de Formas Animadas apresenta o espectáculo “Bonecos do Mundo”, no Teatro Municipal Garcia de Resende, às crianças e famílias (Ensino Privado e IPSS), e no dia 13, o Baal 17 mostra ao pessoal docente e não docente o “Pão – Teatro dos Sentidos”, num ateliê de teatro participativo às 18 horas e num espectáculo às 21:30 horas, no Teatro Municipal Garcia de Resende.

A 15 de Setembro, o Teatro de Montemuro apresenta “Perdidos no Monte”, no Garcia de Resende, espectáculo destinado a crianças (dos 6 aos 10 anos) e famílias do Ensino Público; e nos dias 19, 20 e 21 haverá “Iniciação ao Teatro de Marionetas”, pelo Trulé – Investigação de Formas Animadas, sessões destinadas ao pessoal docente, no Convento dos Remédios.

Conhecer “Cabinet 1799” é a proposta que a Câmara Municipal faz ao público, estando a inauguração marcada para dia 22, pelas 18 horas, na Casa da Balança. No dia da inauguração, o público será acolhido na Casa da Balança, na qual será apresentado o livro 1, seguindo depois até à Travessa das Canastras, onde serão abertas as portas do Cabinet 1799. No Cabinet, a coleccionadora madame Pauline Pelletier fará as apresentações e convidará o público a percorrer este espaço.

O “Regresso às aulas em família”, para todas as crianças e famílias, será feito pela Câmara Municipal no dia 24, no Parque Infantil (junto ao Jardim Público) e conta com a realização de actividades lúdico-pedagógicas, realizadas em família.

Para dia 26, está agendado o concerto/espectáculo “MI ré MIRÓ”, no Teatro Municipal Garcia de Resende, destinado a crianças a partir dos 2 anos e famílias (Ensino Público), dinamizado por Alouette Projects e integrado no Projecto TEIAS.

No dia 1 de Outubro, há “Visitas ao Museu”, para pessoal não docente, que consiste numa visita guiada, organizada pelo museu de Évora, em que serão desenvolvidas actividades.

A Câmara Municipal de Évora (MUTIC) dinamiza, nos dias 8 e 15, a formação “Ensino com as TIC – Programa Mythware”, para o pessoal docente, no Palácio de D. Manuel; e, no dia 13, há a apresentação do Projecto PEPE, no Museu de Évora.

No dia 14, também nesse mesmo local, está agendado um convívio de homenagem ao pessoal docente e não docente reformado no ano lectivo de 2010/2011, evento organizado pela Câmara Municipal.

Dia 14, há ainda uma visita às Escolas do Agrupamento de Santa Clara, organizada pela Câmara Municipal de Évora e Agrupamentos de Escolas de Évora, para os conselheiros do Conselho Municipal de Educação.

Para mais informações ou esclarecimentos sobre estes eventos, contactar os técnicos da Divisão de Gestão e Equipamento de Acção Educativa da Câmara de Évora pelo telefone 266 777 000.

Sem comentários: