quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exposição “Impressões Digitais” de Manuel d’Olivares

Manuel d’Olivares inaugura no Palácio de D. Manuel, dia 3 de Outubro, sábado, pelas 17 horas, uma exposição de desenho/instalação da sua autoria, com organização da Câmara Municipal de Évora.
Manuel d’Olivares nasceu em Angola, vive e trabalha entre Barcelona e Paris, e toda a sua obra recebe uma forte inspiração urbana, resultado das várias cidades onde viveu e onde se movimenta. Para esta exposição fixou-se nos pavimentos das cidades repletos de símbolos de lojas, indicações de zonas e locais, mas sobretudo tampas do sistema eléctrico, de águas, de esgotos, de comunicações.
Para esta exposição Manuel d’Olivares fixou-se nos pavimentos das cidades repletos de símbolos de lojas, indicações de zonas e locais, mas sobretudo tampas do sistema eléctrico, de águas, de esgotos, de comunicações, entre outros elementos. Fundidos em ferro, gravados em cimento ou em pedra, cravados no asfalto, com uma grande beleza plástica, são texturas, baixos-relevos que pisamos, muitas vezes sem nos darmos conta e que, aparentemente iguais, diferem de cidade para cidade.
Estes elementos são para o artista as “Impressões Digitais” das cidades e as obras que constituem esta exposição foram realizadas em 6 cidades entre 2007 e 2011: Lisboa, Barcelona e Paris, Nova York e Veneza, cidades onde o artista diz sentir-se em casa, e Évora, cidade que acolhe esta exposição.
Esta exposição estará aberta ao público até ao dia 2 de Outubro, podendo ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, e aos sábados só no período da tarde, encerrando ao domingo.






Sem comentários: