sexta-feira, 28 de outubro de 2011

No Palácio de D. Manuel: Exposição de Escultura de João Concha


Foi inaugurada na última semana uma exposição de escultura do artista plástico João Concha.
As esculturas de João Concha são construídas com pedaços de metais usados, desperdícios e utensílios soldados entre si para formar, reformular e recriar objectos de características figurativas.
João Concha nasceu em Santiago Maior, no concelho de Alandroal, em 1959, mas reside actualmente na freguesia da Graça do Divor, no concelho de Évora. Fisioterapeuta de profissão, dedica grande parte dos seus tempos livres à escultura e sonha dedicar o seu tempo todo à sua arte. Como bom alentejano, na sua adolescência andava sempre com um canivete no bolso, que utilizava para esculpir pequenos pedaços de madeira que encontrava, deixando um rasto de raspas de madeira onde quer que estivesse. A sua agilidade para trabalhos manuais, o seu espírito criativo e o seu desejo por fazer coisas novas e diferentes, levou-o a começar a trabalhar o ferro. Experimentou a técnica da soldadura na construção de uma fonte de água no seu quintal, com ferros velhos por si guardados, e em 2008 criou a sua primeira obra desta nova fase - a “Dama de Ferro” -, que resultou de uma cadeira velha de ferro.
Esta exposição dos trabalhos de João Concha estará aberta ao público até ao dia 23 de Dezembro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, e sábados só no período da tarde, encerrando ao domingo.

Sem comentários: