segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Cabinet 1799

Sejam bem-vindos ao Cabinet 1799... o novo projecto educativo da Casa da Balança...



Um Gabinete de Curiosidades dedicado à história do metro e do sistema métrico. Uma colecção única com preciosidades e invulgaridades, veja-se o Livro 1 das histórias do sistema métrico onde se contam as aventuras e desventuras dos ilustres sábios em geodesia Pierre Méchain e Jean Delambre no meridiano de Paris, no tempo da revolução francesa. 1792 e 1799. ed. Casa da Balança, 2011.


E como não poderia deixar de ser, o Livro 1 é apresentado no Animatógrafo na Casa da Balança, num espectáculo único com os ilustres sábios como protagonistas. Sessões de 20 minutos, às Quintas, com marcação prévia.


Ficha Técnica do Livro 1

Entidade: 
Casa da Balança: Unidade Museológica de Metrologia; Tutela: Divisão de Assuntos Culturais – DCHPC - CME

Projecto: 
Cabinet 1799 : gabinete de curiosidades com uma colecção imaginária, dedicada à história do metro e do sistema métrico. Instalado no gabinete da Travessa das Canastras da Casa da Balança.
Livro 1 As Aventuras e Desventuras dos ilustres sábios Pierre Méchain e Jean Delambre no meridiano de Paris, no tempo da revolução francesa, 1792-1799, representado no Animatógrafo da Casa da Balança.
Encenação: Susana Russo. Interpretação: Alexandra Charrua; Cristina Ardisson e Lurdes Júlio.
Textos e legendas : Antonieta Felix; Alexandra Charrua; Cristina Ardisson e Lurdes Júlio.
Imagens - colagens digitais: Alexandra Charrua. Design marionetas: Alexandra Charrua.
Construção de marionetas e acessórios: Alexandra Charrua; António Ferreira; Cristina Ardisson e Lurdes Júlio.

Sonoplastia: 
António Ferreira Banda sonora do domínio público: Música de abertura La Carmagolle com Letra e Música de Byrad, 1792; Marin Maris; sons – cavalos a relinchar; Música para berlindas La Vielle n.º29 de Le triomphe de la République, ou Le camp de Grandpré, divertissement-lyrique en 1 acte, de Marie-Joseph Blaise de Chénier (1764-1811) e François-Joseph Gossec (1734-1829) in http://www.fafich.ufmg.br/luarnaut/cont1.html.; Caixa de música – La Marseillaise, versão para bandas; som mar e disparos canhões – perseguição dos barcos; música – La Marseillaise, interpretada por Mireille Mathieu, Música de Rouget de Lisle; sons do domínio público - sinos;vento forte e chuva; Música final - Cá Irá, Letra: Ladré e Música: Carillon National de Bécourt, 1790, in http://www.fafich.ufmg.br/luarnaut/cont1.html.
Produção: Casa da Balança, 2010-2011. Colaboração: Eborae Mvsica e Cendrev.
Público: Maiores de 6 anos. Duração: 20 minutos.


Copyright|Casa da Balança|2011


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...