segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alunos de Inglês envolvidos em iniciativas de promoção de uma articulação ativa entre ciclos participam em concurso, desfile de chapéus e jogos

No âmbito do inglês como disciplina e como Atividade de Enriquecimento Curricular, a Câmara Municipal de Évora, em parceria com os Agrupamentos Escolares do Concelho, prossegue na dinamização de várias iniciativas com vista a garantir a articulação vertical entre o 1º e o 2º ciclos, tendo sido realizado recentemente um concurso de soletrar (Spelling Contest), a elaboração de chapéus de Primavera, que culminou num desfile por diversas ruas e praças do Centro Histórico de Évora e estando ainda prevista a realização de jogos didáticos (A Different Day), tendo por base a cultura britânica.

Estas iniciativas, envolvendo alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico visam principalmente promover o convívio entre a comunidade escolar; incentivar o gosto pela língua inglesa e consolidar aprendizagens; assim como dar também a conhecer tradições culturais anglo-saxónicas.

As finais do concurso de soletrar aconteceram este mês nas sedes dos Agrupamentos de Escolas, mais concretamente na EBI André de Resende e na EBI da Malagueira.

De referir que a data da atividade assente num conjunto de jogos a partir do conhecimento do vocabulário de Inglês e da cultura britânica, denominada “A Different Day” realizada no dia 19 de abril na escola EB2, E Conde Vilalva).

O concurso de soletrar processou-se em várias fases, tendo no final sido selecionado um aluno de cada turma de 4º ano das várias escolas de 1º ciclo do Ensino Básico de Évora, e ocorrido também esta seleção ao nível das turmas de 5º e 6º ano. A partir de determinadas temáticas, os alunos tinham que repetir em inglês e soletrar a palavra indicada, no tempo determinado. Os concursos foram muito animados e contaram com a presença de vários encarregados de educação, além de professores e alunos que decidiram assistir.

No Agrupamento de Escolas nº 2 de Évora/EBI André de Resende, o vencedor - de entre as sete turmas do 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico - foi João Carlos Pereira, que pertence ao 4º B da EB1 do Rossio.

Das sete turmas de 5º ano e das sete de 6º, o vencedor do 5º ano foi Miguel Belbute (5ºA) e o vencedor do 6ºano foi Filipe Zambujo (6ºB).

No Agrupamento de Escolas nº 1 de Évora/ EBI da Malagueira concorreram seis turmas de 1º ciclo e cinco turmas de 2º ciclo. A vencedora do 1º ciclo foi a aluna Rita Dias, do 4º ano da EB1 da Vista Alegre.

Em relação ao Agrupamento de Escolas nº 3 de Évora - os responsáveis pelo desfile de chapéus de Primavera - registou-se a participação de todas as turmas de 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico (10 turmas), além de cinco turmas de 5º ano e cinco de 6º ano.

Salienta-se, ainda, a participação de diversos avós, que desfilaram com os seus netos, bem como a ASCTE que trouxe também muito colorido e arte à festa.

Além dos professores de Inglês, houve a colaboração dos professores de Educação Visual e de Educação Física da EB 2,3 de Santa Clara e de muitos Encarregados de Educação, contando o evento com cerca de 380 participantes.





Sem comentários: