quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comemoração do Dia Internacional dos Museus em Évora

A Câmara Municipal de Évora assinala o Dia Internacional dos Museus através de um programa de actividades dirigidas à população, a terem lugar nos próximos dias 18 e 19 de maio. O Dia Internacional dos Museus, assinalado no dia 18 de maio, tem como intuito sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade, e este ano é dedicado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) ao tema “Museus num Mundo de Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

As comemorações em Évora começam na manhã do dia 18 de maio, com atividades na Unidade Museológica CEA. Este núcleo museológico da Câmara de Évora irá realizar duas visitas guiadas ao seu espólio, na Rua do Menino Jesus, às 11:30 e às 15:30, dirigidas para o público jovem e séniores. Este Núcleo irá promover também dois percursos a pé no centro histórico para conhecimento do circuito do abastecimento de água, um com início às 10:30 e outro às 14:30, ambos direcionados a crianças.
O Arquivo Fotográfico Municipal irá realizar duas visitas guiadas às suas instalações, uma às 10:30 e outra às 14:30, e de tarde irá exibir no espaço do INATEL o filme “ À la minuta”.

Na Casa da Balança, situada no Largo Chão das Covas, vão realizar-se duas sessões do Cabinet 1799, dirigidas ao público em geral, às 11 e às 15 horas. As sessões começam com a apresentação do Livro 1 das Histórias do Sistema Métrico Decimal, no tempo da Revolução Francesa, no Animatógrafo, da Casa da Balança, seguindo-se uma visita guiada ao Cabinet 1799 - gabinete de curiosidades e invulgaridades sobre o metro e o sistema métrico decimal.

No Convento dos Remédios terá lugar um ciclo de conferências integrado no programa de atividades da exposição aFé[tos], que está patente naquele espaço. Os oradores participantes são Virgolino Jorge, da Universidade de Évora, Artur Goulart, coordenador do Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora, e Maria Alexandrina G. Martins Costa, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Os trabalhos iniciam-se às 9:45 e terminam com uma visita a espaços museológicos de Évora, a partir das 15 horas.

O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora promove duas visitas guiadas ao edifício dos Paços do Concelho, na Praça de Sertório, que tem por objetivo mostrar as várias fases construtivas: no período romano, as termas; no século XVI, o Palácio dos Condes de Sortelha; e nos finais do séc. XIX e princípios do séc. X, a Câmara Municipal. Estas visitas guiadas decorrerão às 11 e às 16 horas.

O MADE (Museu do Artesanato e do Design de Évora), situado no Largo 1º. de Maio, 3 (Celeiro Comum), também se associa às comemorações, abrindo gratuitamente as suas portas ao público, funcionando das 9:30 às 13:00 e das 14:30 às 18.30.

O ICAAM (Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas da Universidade de Évora) promove um programa que em paralelo também assinala as comemorações do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, e que inclui um workshop, conferências e atividades de passeio. As atividades começam às 9 horas com uma saída de campo para identificação de espécies na Herdade da Mitra e às 15 horas iniciam-se as comunicações das conferências no Palácio de D. Manuel.

Sem comentários: