quarta-feira, 12 de setembro de 2012

A Bruxa Teatro apresenta "Vésperas da Virgem Santíssima"


Estreia a 13 de Setembro, em Évora, a mais recente produção da aBt. Em comemorações pelos seus 10 Anos, A Bruxa Teatro apresenta Vésperas da Virgem Santíssima, texto de Antonio Tarantino e tradução de Tereza Bento.

Com Figueira Cid, direcção de José Neves, assistência de encenação de Mirró Pereira, sonoplastia de Pedro Costa, desenho de luz de Feliciano Branco, cenografia e figurino de Pedro Fazenda.


É um filho que morre e um pai que lida com a sua morte. É um filho que chama pelo pai e um pai que corre sempre em seu socorro, como fazem os pais. É assim que tem de ser, não é? Mesmo além da morte.

Em “Vésperas da Virgem Santíssima” há um jogo “quase-cómico-nunca-sempre-trágico-cómico”, num monólogo em volátil estado, no qual o pai discorre histórias familiares – estreitamente relacionadas com o filho, um travesti de rua - perdido nos tempos, repetindo verbos, falando no passado como se presente fosse, falando de um futuro (talvez ele seja ainda possível?), remetendo para hoje as acções de ontem. Entre vícios, manias, insanidades, as várias vozes destes episódios – do filho, da insuportável mãe – saem em catadupa da boca única do pai, com a urgência de quem tem tanto para dizer ao filho. E já não há tempo.

Por isso, uma linguagem intensamente oral cria imagens sucessivas, caixas dentro de caixas e é preciso não perder o fio à meada, como acontece nos pensamentos. Crime, prostituição, doença, suicídio, contas para pagar. E amor, incondicional, tolerância, muita. Cabe tudo. Cabe a memória enfiada numa espera que parece não ter fim.

Vésperas da Virgem Santíssima
Em cena de 13 a 29 de Setembro | 4ª a sáb às 21:30h, dom às 16h
A Bruxa Teatro | Rua do Eborim, 16 Ex. Celeiros da EPAC | Évora
Reservas: abruxateatro@gmail.com | 266 747 047
Bilhetes: 8€ | 4€
M/16

Texto: Mirró Pereira

Sem comentários: