quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Exposição "Só os Caminhos eram Meus", de Ingrid Simons, até 29 de Setembro no Palácio D.Manuel


A Câmara Municipal de Évora apresenta no Palácio de D. Manuel, até 29 de setembro, uma exposição de pintura da artista plástica holandesa Ingrid Simons, intitulada "Só os Caminhos eram Meus", numa organização conjunta da Fundação OBRAS e da autarquia. 

Ingrid Simons, nascida em 1976, é graduada pela Academia de Arte de s-Hertogenbosch, na Holanda, e esta é a sua segunda exposição em Évora, onde irá apresentar novos trabalhos que tem desenvolvido no Alentejo. As paisagens são o seu tema principal, mas numa técnica em que as cenas parecem congeladas, num dualismo entre a escuridão e a luz, criando um momento bonito e ao mesmo tempo sinistro. Desta vez, para além das telas, Ingrid apresenta também alguns trabalhos pintados em azulejo, numa experiência que começou na sua residência em Portugal em 2010, na Fundação OBRAS.

Nos séculos XVIII e XIX os azulejos azuis e brancos, com paisagens e a vida dos santos, ornamentavam as paredes dos mosteiros, câmaras e casas aristocráticas. Muitas vezes, estes azulejos cobriram frescos medievais brilhantemente coloridos com os seus significados devocionais. Ingrid Simons experimentou com novos estilos a aplicação convencional dos azulejos, fazendo referência à tradição ao utilizar as mesmas cores e esmaltes, mas em que as paisagens em azul e branco que pinta divergem em estilo e significado. Seus azulejos não se destinam a ser didáticos ou decorativos. Como nas suas pinturas e serigrafias, cria uma atmosfera de dualismo. Romântico é a primeira impressão, mas é seguido de perto pela inquietude.

Esta exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00, encerrando aos domingos todo o dia e aos sábados apenas na parte da manhã.

Sem comentários: