sábado, 5 de janeiro de 2013

O Castelo de "Geraldo sem Pavor"


    O “Castelo do Giraldo” fica situado a cerca de 10 quilómetros da cidade de Évora, nas imediações da pequena Aldeia de Valverde.
      Seguindo pela estrada nacional 380, que liga Évora à povoação das Alcáçovas, encontramos, após termos percorrido cerca de 7 quilómetros, um cruzamento à direita, com a indicação de Valverde e mitra. Ao chegar a Valverde, seguimos na direcção da casa do Povo, saindo da povoação para Oeste, passamos o campo de futebol e após de passarmos o cemitério, uns 200 metros mais adiante, encontramos um estradão há direita com uma velha placa que nos conduz ao “Castelo”.
     O Castelo do Giraldo, mais conhecido pelos moradores da vizinha aldeia de Valverde como “Castro”, fica situado na freguesia da Nª Sra da Tourega, assenta num dos contrafortes da Serra do Monfurado, numa elevação que dela se desprende e atinge a cota de 334 metros, dominando a vasta planície que para o Oriente lhe fica aos pés.
      Grandes penedias se acumulam na sua parte superior e foram em parte aproveitadas para encosto das muralhas de que ainda hoje se encontram visíveis. Na vertente oriental do castro há indícios das velhas paredes, restos de humildes casebres que ali existiram há mais de dois séculos.
       Após os trabalhos efectuados em 26 de Outubro de 1960,relizados por uma equipa de jovens arqueológicos (J.F.V.), o castro ficou com as suas muralhas visíveis, bem como os vestígios das paredes de possíveis divisões habitacionais do Castelo.
       As suas muralhas em granito com blocos de grande dimensão, faces alisadas e arestas direitas, assentam uns sobre os outros sem necessidade da argamassa para regularizar a construção. O Castro tem um perímetro de 114 metros com um diâmetro de 36 metros no eixo maior e 35 no eixo menor.










http://marcoseborenses.no.comunidades.net

Sem comentários: