terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

“One Billion Rising” na Praça de Giraldo




A Câmara Municipal de Évora convida toda a população a participar na campanha "One Billion Rising”, que em todo o mundo incentivará as pessoas a dançar, chamando a atenção para o fenómeno da violência domestica e que tem lugar no dia 14 de fevereiro, entre as 12 e as 13 horas, na Praça de Giraldo.

Este evento, insere-se num conjunto de atividades da Rede de Intervenção Integrada do Distrito de Évora de combate à violência doméstica, a qual integra organizações como a Câmara Municipal de Évora, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, a Universidade de Évora, o Hospital do Espírito Santo EPE, o Ministério Público, escolas, entre outras. 

Através do simbolismo deste dia, mais conhecido por “Dia dos Namorados”, pretende-se a sensibilização dos estudantes de diversas escolas do distrito de Évora, alertando para a problemática da violência nas relações íntimas, nomeadamente para a violência no namoro.

A par disto, tem lugar a referida atividade na Praça de Giraldo em que participa Évora, à semelhança de outras cidades, associando-se a mais de 13 entidades/associações que já aderiram à campanha, estando previstas iniciativas em 187 países nesse dia.

No Parlamento Europeu, por ocasião da apresentação da campanha "One Billion Rising”, dinamizada pelo movimento global V Day http://www.vday.org diversas eurodeputadas e funcionárias da Comissão Europeia ensaiaram uns passos de dança, «antecipando» a ação que pretende pôr mil milhões de pessoas a dançar no dia 14.
Segundo os responsáveis pela iniciativa que pode ser consultada em  http://www.onebillionrising.org uma em cada três mulheres é violada ou agredida durante a vida. Todas somadas fazem o número "billion" (correspondente a mil milhões), adotado pela iniciativa global. 

  -   

Sem comentários: