sábado, 6 de abril de 2013

Fórum Eugénio de Almeida e Casas Pintadas



Sendo um dinamizador educacional, cultural e social da cidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida dispõe de uma espaço de excelência para expressar a sua vocação estatutária: o Fórum Eugénio de Almeida. É um espaço que acolhe diferentes actividades culturais, como exposições de pintura, de escultura, entre outros, assim como possui um auditório para 156 pessoas, uma sala multiusos com 70 lugares, sala de conferências, loja e cafetaria.

Ao lado do Fórum Eugénio de Almeida, um portão separa a Rua Vasco da Gama de um pátio interior com jardim, que abriga sob uma arcaria um conjunto de frescos profanos e sagrados (numa capela) renascentistas, popularmente conhecidos como "Casas Pintadas". 

Após alguma controversa sobre a atribuição da propriedade desta casa ao navegador Vasco da Gama, o seu construtor terá sido um nobre, poeta, que viveu na Corte de D. Manuel. A originalidade e a fantasia dos elementos pintados, onde se reconhece temas faunísticos, como florais assim como mitológicos (mulheres centauro) justificam amplamente uma visita. 



Marta Nunes Ferreira (Historiadora de Arte)

Sem comentários: