domingo, 30 de junho de 2013

1 de julho - Câmara de Évora assinala o Dia Mundial das Bibliotecas

O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora, que se insere na categoria das bibliotecas especializadas, assinala o Dia Mundial das Bibliotecas, dia 1 de Julho, com duas iniciativas: a publicação on-line do “Manual de Procedimentos de Indexação”, disponível em www.cm-evora.pt/nucleodedocumentacao.pt; e a realização de uma mostra bibliográfica das obras mais representativas que possui sobre a caracterização e a história de Évora.

A mostra vai estar aberta no horário regular do Núcleo de Documentação, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sendo que, todos os que nesta data se deslocarem a este serviço, localizado no edifício dos Paços do Concelho, na Praça do Sertório, vão poder também conhecer as suas valências: o atendimento ao público, a Livraria Municipal e o “Gira-Livros”.

Integrado na Divisão de Centro Histórico, Património, Cultura e Turismo (DCHPCT) da Câmara Municipal de Évora, o Núcleo de Documentação foi criado em 1987, com o objetivo de reunir as espécies bibliográficas que se encontravam dispersas pelos vários serviços da autarquia. Como veio a ter uma grande afluência de utilizadores externos na procura de informação patrimonial de âmbito local e/ou regional, em 1991 o serviço ganhou novas valências, nomeadamente: reunir os documentos e a informação sobre Évora e a região do Alentejo; selecionar e tratar a documentação recebida diariamente na Câmara Municipal; e apoiar a investigação histórica e cultural dos serviços da autarquia e de utilizadores externos.

Em 2003 o Núcleo de Documentação procedeu a uma reorganização do seu espaço e à automatização do seu catálogo (Sistema Porbase) disponível on-line. E mais recentemente, em 2011, abriu ao público uma pequena Livraria Municipal e deu início ao projeto Gira-Livros, o qual consiste na recepção e oferta de livros usados.

Por ano perto de 1500 utentes são atendidos no Núcleo de Documentação, na sua maioria alunos universitários, de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, vindos da Universidade de Évora e de muitos outros estabelecimentos de ensino superior do país e do estrangeiro. O seu acervo documental é constituído por cerca de 20 mil obras catalogadas, entre monografias e periódicos, com uma pequena parte de documentos audiovisuais.

Por ser parceiro da Rede de Bibliotecas de Évora (RBEV), o Núcleo de Documentação pretende então assinalar o Dia Mundial das Bibliotecas convidando todos os que frequentam e se interessam por estes espaços e pelas suas vivências a conhecerem o seu trabalho, as suas obras e fazerem uma visita às suas instalações.

Sem comentários: