segunda-feira, 29 de julho de 2013

Inauguração da "Fonte das Letras"



Évora conta desde o passado fim-de-semana com uma nova livraria. A Fonte de Letras, que abriu portas, no dia 27, no nº 51 da Rua 5 de Outubro.

Helena Girão Santos, dona do referido espaço, contou que a livraria já existia em Montemor-o-Novo há 13 anos, só que tendo em conta a complicada situação económica que o país atravessa decidiu transferir o espaço para Évora.

“Nesta altura considerei que Évora seria um mercado mais possível do que Montemor, por isso a Fonte de Letras está aqui desde hoje e estou desejosa que venha segunda-feira para perceber quem vai ser o público”, salientando que se trata de “um espaço onde esperamos que aconteçam várias apresentações de livros - que era assim que acontecia em Montemor – e vamos continuar com os eventos, a receber pessoas e a fazer coisas, como por exemplo, leituras, conversas, concertos”.

O novo espaço, bem próximo da Praça de Giraldo, dispõe de livraria, mas igualmente de uma cafetaria, espaço dedicado aos mais novos, pequena área para exposições de artes plásticas, ponto de internet e também venda de CD’s, dispondo ainda de sofás, mesas e cadeiras onde se pode calmamente desfrutar das delícias oferecidas. O horário é das 10 às 19 horas, diariamente (com exceção de domingo). Para obter mais informações sobre este novo espaço eborense, pode também consultar a livraria na internet, em fontedeletras.blogspot.pt

Desde as grandes às pequenas editoras, a Fonte de Letras oferece um rico conjunto de obras num espaço moderno, muito acolhedor e aprazível, que cativa pelo bom gosto e pela variedade e qualidade de livros ali existentes à espera de serem descobertos e acima de tudo adquiridos por todos os leitores ávidos de conhecimento, sabedoria e beleza.

“A abertura de uma livraria é sempre importante e as características desta vão transformá-la, não só num espaço de desenvolvimento económico, mas num espaço em que vão acontecer muitas coisas interessantes”, considerou a Vereadora Cláudia Sousa Pereira, que marcou a inauguração, realçando a qualidade, dinamismo e oferta que proporciona tanto a eborenses como a visitantes.

“Isto é fundamental para uma cidade que se quer cada vez com mais conhecimento e mais cosmopolita, como é sem dúvida Évora e a abertura da Fonte de Letras é mais um sinal da centralidade e da atratividade que Évora tem”, admitiu a Vereadora, sublinhando a importância deste ato, como mais um testemunho de que a cultura continua viva em Évora e de uma forma muito diversificada, “produzida quer por instituições, fundações, associações, mas também por comerciantes - porque os livreiros são comerciantes, especiais, mas são – e está nas mãos do cidadão continuar a construir a cidade e esta é mais uma prova concreta disso e do dinamismo existente”.

Noticia retirada daqui

Sem comentários: