sábado, 20 de julho de 2013

Okupa te Jogar Mais em Férias




A Câmara Municipal de Évora já tem em marcha o programa municipal Okup@-te/ Jogar Mais em Férias, que visa promover a ocupação de tempos livres das crianças, em atividades de carácter desportivo, lúdico, cívico e solidário, bem como apoiar as famílias eborenses nos períodos de pausas letivas, contribuindo desta forma para o processo de conciliação entre a vida familiar e profissional. 

O programa decorre no Complexo das Piscinas Municipais de Évora e até meados de Julho já participaram quase 200 crianças nas atividades dos dois blocos iniciais, seguindo-se agora o Bloco 3, a realizar entre 15 e 26 de Julho, com 90 participantes, e estando ainda agendado o Bloco 4 – de 29 de Julho a 9 de Agosto; o Bloco 5 – de 12 a 23 de Agosto; e o Bloco 6 – de 26 de Agosto a 6 de Setembro. De 17 de Junho a 6 de Setembro, o programa irá contar com um total de cerca de 500 participantes.

O horário de realização de atividades é de segunda a sexta – feira, das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 (com tolerância máxima até às 18h00). Contudo a partir das 8h30 encontram-se disponíveis monitores para receber os participantes, ficando igualmente garantido o acompanhamento das crianças no período de almoço, caso estas permaneçam no local.

Do programa previsto até final do mês, constam: Natação; Hip Hop e Jogos tradicionais; Atividades Lúdico – pedagógicas; Atividades desportivas e de pavilhão; Desporto Adaptado (remo indoor, hidroginástica e jogos aquáticos). Há também a possibilidade (opcional) de ida à praia e de praticar atividades radicais no Parque Ecológico do Gameiro (Mora).

Nos últimos tempos tem-se assistido a um aumento significativo da procura de atividades de ocupação de tempos livres - Campos de Férias, durante o período em que decorrem as férias escolares, o qual advém principalmente das alterações, nos planos sociais e familiar, que têm contribuído para aumentarem a dificuldade de acompanhamento de crianças e jovens, pelas respetivas famílias. É consciente da crescente procura desta resposta que a Câmara Municipal de Évora promove o Programa Okup@-te/ Jogar Mais em Férias, dirigido a todas as crianças do Concelho de Évora, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. 

Procurando de igual modo desenvolver outros valores fundamentais na formação pessoal das crianças, este programa vai de encontro às necessidades e motivações destas, apresentando soluções diferenciadas de práticas desportivo-motoras; colmatando as insuficiências resultantes do estilo de vida cada vez mais sedentário e fomentando o processo de iniciação desportiva numa perspetiva de formação multilateral da criança, tendo como base os valores e princípios éticos, pedagógicos e morais.

Esta iniciativa feita a pensar nos jovens eborenses é hoje só possível, no atual quadro de constrangimentos financeiros e legais, graças à participação das diferentes associações vocacionadas para juventude, o desporto e o lazer, que à Câmara Municipal de Évora se quiseram juntar”, considerou a Vereadora Cláudia Sousa Pereira, sublinhando que “é louvável este gesto de cooperação e colaboração em que todos ficam a ganhar”, uma vez que “a cidadania também se vai construindo assim”.

Notícia retirada daqui

Sem comentários: