quarta-feira, 3 de julho de 2013

QuatroSóis celebra o dia da Independência de Cabo Verde


1º violino - Carla Santos
2º violino - Alexandra Bochmann
Viola - Katia Santandreu
Violoncelo - Filipa Gonçalves
Concerto comentado pelo compositor Christopher Bochmann

Este concerto marca o lançamento de um projeto, concebido pelo quarteto QuatroSóis e com a colaboração de Christopher Bochmann, que pretende dar uma outra dimensão e um outro público para a riqueza da música dos países de expressão portuguesa. Apesar de terem desenvolvido a sua voz individualizada, estes países parecem ter uma música que deve algo à saudade típica da música portuguesa que também está à base do fado.

O projeto procura colocar temas originalmente da música popular em contextos mais eruditos. Para tal, escolheu-se um dos conjuntos mais consagrados da música clássica, o quarteto de cordas; por sua vez, este conjunto sugere toda uma série de processos formais que por vezes fogem do contexto mais estrófico da música popular, e conduz a modulações ou momentos mais “cerebrais” de imitação contrapontística. Igualmente, as harmonias e figurações de acompanhamento adaptam-se a contextos mais ligados à música clássica.

Deste modo, e longe de querer tirar a música do seu contexto social ou de estar a estragar as suas qualidades, pretende-se aproveitar os aspetos positivos tanto da música popular como da música erudita de modo a poder alargar o público interessado.

Sem comentários: