sexta-feira, 6 de setembro de 2013

No dia 8 de Setembro: Câmara de Évora assinala Dia de Solidariedade das Cidades Património Mundial

Évora celebra mais uma vez o Dia da Solidariedade das Cidades Património Mundial no próximo dia 8, com um conjunto de atividades para a qual está convidada toda a população.

Este dia foi instituído pela Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) que, todos os anos, desafia as cidades membro a assinalar a data da forma que entenderem mais adequada. Évora é uma das cidades fundadoras da OCPM que se tem associado sempre à celebração desta data.

Deste modo, os serviços camarários têm previsto o seguinte programa comemorativo: de 6 a 8 de Setembro, será hasteada a bandeira da OCPM na varanda dos Paços do Concelho; nos dias 6, 7 e 8 realiza-se o Torneio de Futebol de 11 – Évora Património Mundial (Campo Estrela); e de 9 a 13 tem lugar um ateliê de pintura na Unidade Museológica CEA (Rua do Menino Jesus) intitulado “O Património da Água a Preservar”.

Este ateliê de pintura em torno do património da água da cidade de Évora é dirigido para crianças, pretendendo-se que a comunidade infantil aprenda de um modo divertido a valorizar, a preservar e a proteger o património hidráulico.

Decorre entre as 9:30 e as 12:30 horas e, de tarde, das 14 às 17 horas, com sessões de uma hora, destinadas concretamente ao ensino pré-escolar e ATL.

Para informações e inscrições contatar através do correio eletrónico ceagua-evora@mail.evora.net ou pelo telefone 266752954.

A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) foi fundada a 8 de Setembro de 1993 na cidade de Fez (Marrocos) e agrupa atualmente 250 cidades que têm no seu território locais inscritos pela UNESCO na Lista do Património Mundial. A sua sede localiza-se no Quebec (Canadá).

O trabalho desenvolvido pela OCPM, organização não-governamental e sem fins lucrativos, visa a implementação da Convenção do Património Mundial e abarca diversas áreas, entre elas a informação e a formação de gestores municipais, organizando colóquios e seminários sobre gestão e estratégias de valorização e conservação dos conjuntos históricos. De referir que Évora tem desempenhado ao longo dos anos um ativo papel no seio desta Organização e desenvolvido trabalho na preservação e defesa patrimonial. 

Noticia retirada daqui

Sem comentários: